Textual description of firstImageUrl

Como corrigir os erros de tela azul do windows


BSOD / Blue Screen Of Death / Tela Azul da Morte.


Algumas vezes me deparo com algumas situações difíceis de resolver. Sem problemas, faz parte do meu trabalho como técnico de informática também.

tela-azul-do-windows

Recebi um chamado de um médico onde ele informava que haviam feito upgrade do seu computador Desktop com Windows 7 x64 para o Windows 10 x64 e desta forma seus problemas começaram ao atualizar o windows 7.

Após fazer uma verificação inicial e inventariado o hardware e software do desktop, comecei a procurar e tentar resolver os probleminhas e tentar corrigir erros do windows .

Primeiro problema:
O computador não podia ser reformatado para retornar as configurações anteriores pois não haviam feito um backup total dos dados e configurações do computador.

Segundo problema:
Não havia tempo hábil para refazer tudo, o jeito era consertar tudo ou utilizar uma função do Windows 10 que voltaria o computador para o Windows 7 (restauração do sistema windows 7), porém esta função só está disponível durante 30 dias após a atualização do sistema.

Para meu azar, já haviam passado 45 dias pós upgrade, então, era fazer funcionar o Windows 10.

Terceiro problema:
Erros de tela azul, bsod ou blue screen aparecem geralmente derivados da instalação de novo hardware ou software ou até super-aquecimento do computador.

Estas famosas e irritantes telas azuis da morte como são chamadas, podem começar a dar o ar de sua graça durante ou até depois da instalação de um programa ou uso de uma situação específica do computador.

Mas também podem ser causadas por vírus ou até o registro do windows corrompido, tornando a performance do computador lenta ou irregular ocasionando erros de inicialização do windows.

Isolando o problema:
Iniciei uma verificação minuciosa no visualizador de eventos e me deparei pessoalmente com alguns dos problemas a seguir enquanto verificava o visualizador de eventos como os erros de tela azul abaixo reiniciando a máquina algumas vezes:

  • PAGE_FAULT_IN_NONPAGED_AREA
  • IRQ_NOT_LESS_OR_EQUAL
  • MEMORY_MANAGEMENT
  • FAULTY_HARDWARE_CORRUPTED_PAGE
  • NVLDDMKM.SYS, WIN32K.SYS, RT64WIN7.SYS, FLTMGR.SYS

É altamente provável que os erros de tela azul apresentados acima sejam relacionados a drivers corrompidos ou antigos de algum dispositivo, neste caso eram drivers novos demais que haviam sido (eu acho) mesclados aos antigos.

artigos-por-email

Os drivers podem funcionar um dia e de repente, podem parar de funcionar no dia seguinte por motivos desconhecidos. Desta forma é preciso acompanhamento do computador em questão e possuír um histórico de upgrades e mudanças.
Blue-Screen-Of-Death
Rapidamente entendi que haviam instalado vários drivers novos relacionados a placa de vídeo e chipset da máquina em questão. Ressaltando que a placa de video era uma NVIDIA GeForce, e o Windows 10 atualizou o driver do fabricante com uma versão muito mais recente.

Solucionado o problema com driver de vídeo:

  1. Removi o driver atualizado
  2. Limpei o registro do windows
  3. Removi o hardware pelo gerenciador de dispositivos.
  4. Reiniciei o computador para o windows re-detectar a placa de vídeo.
  5. Após re-detecção o driver foi atualizado pelo windows 10.

Até qui tudo indo muito bem, mas ainda tinha alguns probleminhas relacionados a Memória RAM detectada no sistema (4Gb) que não condizia com a memória instalada (8Gb) fisicamente.

Solucionando o problema com memória RAM no BIOS:

Neste caso muito específico você pode substituir temporariamente (para testes) a memória ram instalada no seu computador por outra memória caso tenha um módulo sobrando.

Como o cliente não possuía e eu também não, troquei os módulos de posição e notei que havia passado de 4Gb de memória ram para 6GB de memória ram dentro do windows.

Mesmo assim, a meta eram 8Gb detectáveis.

Novamente entrei no BIOS do sistema e removi o Auto Detect de tudo relacionado a memória ram, neste caso, eram dois módulos de 4Gb de memória ram cada um, totalizando 8 Gigas.

Eram memórias DDR3_1333 que funcionam a 667Mhz.

Tirei do modo automático e inseri manualmente os valores das memórias deixando em automático apenas as voltagens.

Depois de muitos testes o desktop ficou estável e mais rápido que antes, o Windows 10 foi bem acolhido como um sistema melhor que o windows 7 pois o cliente (Médico) conseguia usar o computador muito mais rápido e com muitos mais programas abertos ao mesmo tempo.

Quando erros de tela azul do windows ou os erros fatais do windows acontecem, é necessário saber interpretá-los, há casos como este que não se pode simplesmente formatar. Já vi casos em que reformatar não resolve o problema pois seriam colocados o mesmo hardware, drivers e softwares anteriores.

Acesse também os links abaixo sobre BSOD - Blue Screen Of Death ou Erros de Tela Azul da Morte:

Microsoft Bug Check - Erros de Blue Screen
- Dell Computadores - Erros de Blue Screen

Espero que este artigo ajude alguém pelo menos.

Gostou deste artigo ? Comente, curta e compartilhe !

Aproveite e dê uma olhada nos 10 artigos mais lidos no site !