Textual description of firstImageUrl

6 dicas para diagnosticar computador


Verifique porque seu notebook ou computador não liga, não inicializa, ou não dá boot.


Algumas vezes eu mesmo me deparo com algum computador, notebook ou pc que simplesemnte não liga de jeito nenhum. Nestas horas o que eu faço é usar um checklist quase infalível para tentar diagnosticar o ocorrido e tentar solucionar o problema o mais breve possível.

6 dicas para diagnosticar computador

Abaixo, eu dou 6 dicas para diagnosticar computador, que você mesmo pode executar para diagnosticar o porquê do notebook ou computador pc não ligar, dar boot ou inicializar.

Dica número um:
Verifique todos os seus slots de mídia para você ter certeza que não tem nada inserido neles. Ou seja: verifique as portas USB, unidade de CD ou DVD e drives flash (cartões de memória).

Tente começar ligando seu aparelho só com o básico, que é apenas o cabo de energia. Caso seja um notebook você deve retirar a bateria, e tentar ligá-lo só com a fonte de alimentação. Se isso não funcionar vamos a para próxima dica ou fase.

Dica número dois:
1 - Caso seja um notebook ou laptop retire a bateria e o cabo de alimentação do mesmo. Remova a parte inferior da tampa que cobre seu notebook ou laptop e certifique-se que o caminho de arrefecimento do notebook está livre de sujeiras ou poeiras que impeçam o livre trânsito do fluxo de ar interno, ídem para PC´s Desktop.

2 - Verifique se o dissipador de calor sobre a CPU não está solto caso seja um laptop ou notebook. Caso seja um PC, verifique se o cooler está bem preso. Isto pode ser uma causa de excesso de temperatura  no computador.

3 - Retire e recoloque os módulos de memória RAM.

4 - Volte a colocar o cabo de alimentação na tomada ou fonte de alimentação caso seja um notebook.

5 - Ligue novamente sem bateria e depois com bateria.

Obs: Os procedimentos efetuados acima em um notebook ou laptop causam o que chamamos de Hard Reset, se ele voltar a funcionar sem bateria, substitua a mesma.

Dica número três:
Vamos retirar o HDD de seu notebook ou computador PC, e logo a seguir vamos tentar iniciar o seu computador sem ele, seja ele pc ou notebook.

Se após a retirada do HDD o computador consegue entrar na tela de inicialização básica e depois logo a seguir ele exibe uma tela preta com a mensagem: "Sistema Operacional não Encontrado" e permanece nesta tela, então o seu Disco Rígido ou HD provavelmente está danificado e é hora de substituí-lo por um novo.

Cadastre-se para receber nossos artigos sobre TI !

Dica número quatro:
Se o seu desktop ou laptop não inicializa ou não liga, você precisa testar a memória RAM. Você precisa ter certeza do que está funcionando e do que não está funcionando. Remova todos os pentes de memória RAM que possuir.

Coloque um de cada vez nos slots respectivos e teste novamente um por um para ver se o computador inicializa. Troque os pentes de memória RAM de posição também.

Dica número cinco:
Verifique se o seu Processador/CPU está encaixado corretamente e se os seus pinos não estão empenados.

Caso um único pino esteja empenado, você precisa desempená-lo. Muito cuidado nessa hora, você pode quebrar algum pino tentando desempenar, faça com calma e use uma lupa e uma chave de fenda bem fininha.

Dica número seis:
Dê uma boa verificada em sua placa de vídeo. Caso seja um laptop, esta placa (GPU) é integrada a placa mãe, e aí não muito o que se fazer, mas caso seja um PC, retire-a, limpe-a e coloque-a de volta bem presa.

Espero que com estas seis dicas de manutenção ou diagnóstico de computador você consiga eliminar pelo menos uma parte de seus chamado técnicos.

Gostou deste artigo ? Comente, curta e compartilhe !

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !