Textual description of firstImageUrl

Bloqueio de sites na empresa


É importante bloquear alguns sites, mas também é importante educar os usuários antes, senão a coisa não funciona direito.


Sempre que eu estou atuando em alguma empresa, seja ela grande ou pequena eu me deparo com questões relativas a educação do usuário no ambiente de trabalho.

bloqueio-de-sites-internet

Quando sou solicitado a bloquear ou liberar sites dentro de empresas isso afeta diretamente interesses pessoais, expectativas e emoções de todos os funcionários da empresa.

Eu acho que é um assunto delicado e complicado de lidar, porém acho que muitas vezes se resolve educando melhor os usuários. Desta forma, que fique bem claro quais são os problemas que o livre acesso a internet ocasiona dentro de uma organização.

Muitas pessoas acham que o bloqueio de sites ou serviços servem apenas para controlar e/ou proibir o uso da internet, e até encaram como punição pessoal. Mas nada disso é verdade, vamos a alguns motivos destes bloqueios.

A internet sempre está lenta aqui no escritório:
Se a internet for totalmente liberada, um dos maiores problemas que as empresas sofrem é com o consumo exacerbado da banda contratada e a internet lenta.

Se a internet for utilizada para fins pessoais dentro da empresa, é normal que muitos programas e arquivos que nada tenham haver com o ambiente possam ser baixados e utilizados nas máquinas da empresa prejudicando o uso de todos.
Bloqueio-de-sites-na-empresa
Saibam que o Youtube, só para dar um bom exemplo, é um dos grandes malvados da velocidade da internet das empresas. Ah, já ia esquecendo: o famoso Spotify também ! Ihhh, tem também a Netflix...

As pessoas não mantém o foco no trabalho:
Ok, nós todos somos seres humanos, e isso me inclui. A grande maioria de nós possui redes sociais como instagram e facebook, sem contar com Whatsapp.

É claro que torna-se fácil perder o foco do trabalho e sua atenção ficar emergida nas redes sociais.

Eu vejo muitas pessoas (funcionários) trocando e-mails pessoais em horário de trabalho, lendo sobre futebol, jogando online, baixando vários programas e fazendo outras atividades que não são pertinentes ao trabalho envolvido.

A segurança do ambiente torna-se comprometida totalmente:
Um ponto a que me dedico bastante nos dias atuais é manter a segurança da rede a níveis elevados sem comprometer o ambiente de trabalho dos usuários.

Ao mesmo tempo se eu mantiver totalmente o livre acesso, consequentemente minha rede ficará muito vulnerável a vírus maliciosos, adware, ransonware e outras pragas virtuais vindo de fontes não confiáveis.
Cadastre-se e receba os artigos por e-mail
Eu sempre mantenho firewall e antivírus ativos e sempre atualizados em todos os computadores e notebooks. No entanto se você não souber monitorar a utilização da rede, um funcionário mal intencionado pode facilmente encontrar um modo de burlar restrições e comprometer a segurança do ambiente.

Os custos com manutenção aumentam muito:
Manter todo o ambiente com seus sistemas operacionais funcionando a todo o vapor não é uma tarefa das mais fáceis.

Se alguns bloqueios não forem implantados, e se também não forem funcionais, as empresas estão se colocando automaticamente em uma posição bem vulnerável.

Quando você possui um ambiente não controlado, os ataques maliciosos e infecções aumentam,  e então os gastos com manutenção e reparo de sistemas também aumentam.

Educação do usuário:
Todos nós precisamos de alguns minutinhos de relaxamento e diversão não é ? A educação dos usuários é primordial para que tenhamos um ambiente seguro, estável, e ao mesmo tempo funcional e liberal.

Se todos entenderem o quanto isso tudo é prejudicial ao ambiente e a eles mesmos, podemos ter menos bloqueios de sites e serviços.

Conclusão:
Eu acho que a educação é chave de tudo, se todos colaborarem dá pra se manter esta relação de empresa bloqueio x educação bem tranquila

Se você gostou do artigo, então comente, curta e compartilhe por favor !

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !