Textual description of firstImageUrl

Proteja-se dos sequestradores virtuais


Os cibercriminosos estão a sua procura, de seus familiares, amigos, e, de outras coisinhas mais...


Quando o assunto é cibercrime acho que a primeira coisa que se passa pela cabeça das pessoas é que isto é apenas um problema de grandes sites ou de empresas de comércio eletrônico (e-commerce), instituições financeiras como bancos e multinacionais.


Eu pessoalmente acho que já estamos mais do que na hora de mudarmos esse modo de pensar ou mentalidade, por que as empresas de pequeno porte e até usuários domésticos ou em Home Offices não escapam mais da má fé dos criminosos virtuais.

5 dicas fundamentais para tentar dificultar a ação dos cibercriminosos, além de tentar inserir em seu vocabulário alguns  dos termos mais usados pelos sequestradores virtuais


#01 - Cookie:
Cookies são micro arquivos de informações/dados instalados no seu computador, tablet ou celular pelos sites que você visita com frequência, seu objetivo principal é conhecer suas preferências e histórico de navegação.

Recomendação:
Com frequência, exclua os dados de navegação evitando problemas com invasão de privacidade. Mantenha seu software antivírus atualizado também.

#02 - Phishing:
Phishing se refere a uma tentativa de adquirir (pescar) informações confidenciais. Normalmente e-mails falsos são enviados se fazendo passar por entidades ou empresas verdadeiras para tentar coletar dados pessoais.

Recomendação:
Tente evitar ao máximo que puder compartilhar informações pessoais ou de sua empresa por e-mail e em redes sociais, fique alerta também a links que não sejam de fontes confiáveis. Use a abuse do seu software antivírus, mas lembre-se: mantenha seu antivírus e computador atualizados.

Aproveite e leia: Aprenda a Defender-se de 5 Ataques Cibernéticos !

 Precisa de ajuda na sua empresa !

#03 - Coleta de contas:
Este é um pesadelo que assola algumas empresas com frequência. Neste tipo de ataque, hackers roubam informações de contas de seus clientes. O furto de dados de identificação de usuários e senhas são usados para fins ilícitos.

Esse tipo de vazamento de informações assusta clientes em todo o mundo, que começam a perceber a fragilidade de determinada empresa passando a não confiar mais plenamente nos seus serviços ou segurança de seus dados.
Segurança na Internet
Um excelente video da Microsoft sobre segurança na internet.
Publicado por GestorTecnico.net em Quinta, 1 de setembro de 2016

Recomendação:
Peça a um técnico de informática ou o suporte de sua empresa para utilizar um bom firewall, além de auxiliar você a utilizar uma senha com criptografia reforçada, gerando mensagens ou informações que apenas pessoas autorizadas possam acessar.

#04 - Pharming:
Este é um tipo de ataque que usa técnicas bem avançadas para criar um site falso, porém idêntico ao site original. Seu objetivo é o de confundir o usuário que poderá inserir informações verdadeiras em um banco de dados falso, sendo enganado e tendo suas informações importantes roubadas.
 Precisa de uma análise confiável de sua infraestrutura ?
Recomendação:
Verifique as URLs (endereços) dos sites que você utiliza com certa regularidade. Procure pelos símbolos de segurança, dos sites, como cadeados e o uso do https (protocolo seguro), verifique também se o site costuma passas por atualizações de segurança.

Normalmente sites seguros possuem selos de verificação. Por favor mantenha seu computador atualizado com as últimas atualizações de segurança, isto inclui o antivírus.

#05 - Bot/Zombie:
Computadores infectados com este tipo de spyware se transformam em zumbis conectados a internet, sendo normalmente utilizados para realizar ataques sem o consentimento do usuário proprietário do mesmo.

Recomendação:
Previna-se o quanto antes mantendo um plano de backup de tudo que possuir, mantenha ativado um firewall, e não deixe de utilizar senhas fortes.

Gostou deste artigo ? Comente, curta e compartilhe !

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !