Textual description of firstImageUrl

Malware Fireball infecta milhões


Uma nova praga virtual tipo malware está infectando cerca de 24 milhões de PCs este ano só no Brasil.


Um novo malware infectou por volta de mais de 24 milhões de computadores só no Brasil, e mais de 250 milhões no mundo inteiro, sim não é brincadeira, são dados alarmantes.

malware-fireball-infecta-milhoes

Logo após o escândalo do Ransomware WannaCry a empresa de segurança CheckPoint descobriu que um novo malware foi encontrado em mais de 250 milhões de computadores, sendo que 24 milhões deles estão no Brasil.

Eu acho que nós precisamos entender o que realmente está acontecendo aqui. O Malware Fireball vem disfarçado de pacote adware quando você instala algum programa que você baixou da internet.

Ele consegue controlar alguns navegadores como o Chrome, o Firefox, o Safari da Apple e é claro o Internet Explorer, entre outros...

Após obter o controle dos navegadores, o malware permite que invasores consigam visualizar praticamente tudo o que você esteja fazendo na internet.

Quero dizer que este vírus malware deixa todos os seus dados acessados pelos navegadores citados acima, em estado ultra vulnerável.

Suas senhas das redes sociais e de acessos a bancos, sites e arquivos baixados, tudo isso pode ficar solto e disponível aos cibercriminosos.
ransomware-wannacry
Segundo a empresa de segurança Checkpoint, o Brasil é uma das principais vítimas do Fireball, correspondendo a 24,1 milhões de instalações, ou 9,6% das infecções mundiais, atrás apenas da Índia, com 25,3 milhões (10,1%). Completando o ranking dos maiores afetados estão México, com 16,1 milhões (6,4%), e Indonésia, com 13,1 milhões (5,2%).

Como você pode verificar se foi infectado por Malware em 3 passos simples !


1 - A página inicial de algum de seus navegadores foi alterada sem sua permissão para alguma página suspeita ou esquisita ?

2 - Você notou alguma extensão nova em algum dos navegadores instalados no seu PC ou Notebook ?

3 - Você reparou se existe algum programa que foi instalado no seu computador ou laptop que você não conheça e não tenha sido instalado por você mesmo ?

Bem, se alguma das perguntas acima obteve resposta afirmativa de sua parte, há uma grande possibilidade do seu computador estar infectado pelo Malware Fireball.

Se você foi ou suspeita que está infectado pelo vírus, pode tomar algumas precauções para resolver o problema.

resetar-senhas-contas-redes-sociais
- Eu recomendo que imediatamente troque suas senhas em todas as redes sociais das quais você faz parte.

- Troque as senhas de suas contas de e-mail, e, de preferência faça isso tudo usando outro computador.

Lembrando que, depois de alteradas suas senhas não use o computador infectado ou suspeito de infecção para acessar suas contas, senão você estará sendo infectado novamente.


- Você tem extensões no Google Chrome ou outros navegadores ? Você tem programas esquisitos instalados no seu computador ? Então está na hora de desinstalar todos eles.

Depois disso tudo, realize uma vistoria geral no seu computador ou laptop, utilizando alguns softwares antimalware para este propósito ou chame um técnico de suporte se você não souber fazer isso.

Aproveite e leia : Formatar PC, nunca mais !


Beleza, mas não fui infectado, como eu posso continuar me protegendo ?

infectado-por-malware
Para se proteger desta praga, a CheckPoint dá algumas orientações como procurar o Fireball que pode estar com outro nome na sua lista de aplicativos instalados e removê-lo.

Você deve executar algum programa para limpeza de adwares e malwares e por último resetar suas configurações do navegador.

Dê uma boa olhada também nos atalhos de browsers que você possui em sua área de trabalho, apague-os e crie novos.

Execute um plano de Backup pessoal ou profissional !


Conclusão:
Bem, eu acho que você deve manter algum programa de proteção contra adware e malware ativado e sempre atualizado no seu computador, e também deveria evitar acessar links esquisitos e suspeitos que sejam de fontes desconhecidas através das redes sociais.

Agora, se você for usuário de algum computador Apple / MAC, lhe aviso que infelizmente seu computador poderá também ser invadido por esta praga virtual tipo malware.

Em todo o caso, seguindo as dicas aqui do artigo, dá pra se proteger do Malware Fireball.

Fonte deste artigo: Checkpoint

Gostou do artigo ? Comente, curta e compartilhe !

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !