Textual description of firstImageUrl

Windows 2012 Backup do Sistema sem GUI


Como criar backups do estado do sistema ou system state do Windows 2012 ou 2016 usando a linha de comandos quando o sistema falha ao carregar a interface gráfica (GUI).


Eu acho um procedimento doloroso quando se torna necessário restaurar um sistema servidor ao seu ponto de funcionamento anterior. Quando se tem backup do sistema, está tudo certo !

windows2012-backup-do-sistema

Mas e quando não se tem o backup do estado do sistema do Windows Server 2012 X64 ? Isto é necessário não só para reparar o sistema operacional como também se houver algum dano ao sistema durante o reparo...

Este Servidor Windows 2012 em questão estava meio abandonado ao tempo, sem manutenção, atualizações, e tal.

Segundo me informaram ele sempre funcionou, e continuava funcionando, mas ao desligar e religar o sistema notaram que não havia nada na tela além de um cursor que apareceu em sua própria inicialização.

Para fazer um teste básico em um Servidor Windows, digite alguns comandos básicos para listagem de pastas e serviços,  depois vá até uma estação para tentar se conectar na área de trabalho remota do servidor. Neste caso, não tive sucesso!

falha-area-trabalho-remota-windows2012

O backup tem de ser feito antes de se tentar consertar o problema, pois imagine se você danifica mais ainda o servidor e ele (o servidor) informa falha de sistema.

Dando uma olhada ao redor vi um HDD USB Plugado, fui verificar e vi que o backup era diário e estava em dia, mas não tinha nada de SSD (System State Data). Teria que fazer naquele momento!

Eu notei que os compartilhamentos do servidor funcionavam pois informaram que trabalhavam assim a alguns dias, e que só notaram isso no dia anterior ao meu chamado de suporte técnico.

Qual a solução para o backup do system state via prompt de comandos e também da restauração da interface gráfica do Servidor Windows?

backup-system-state-data

Um backup do estado do sistema pode ser salvo em um disco conectado localmente (interno ou externo) ou em uma pasta compartilhada remota.

O backup não pode ser salvo em um DVD, mídia óptica ou Pendrive. Lembre-se disso !

Então, eu precisava executar um backup do Estado do Sistema, e, foi o que fiz direto no prompt de comandos executando o seguinte comando:

wbadmin start systemstatebackup -backupTarget:E: -quiet 

No caso acima eu criei um backup do estado do sistema sem nenhuma interrupção ou solicitação direto para o "drive E" que era o disco USB.

Se você tentar criar o Backup no Drive C: conforme a figura abaixo, ou em outras palavras o drive em que o sistema operacional estiver instalado, será reportada uma mensagem de erro informando que a cópia de segurança não pode ser efetuada pois está sendo feita para um drive onde o SO está instalado.

prompt-comandos--windows2012
Depois de inserido o drive correto, aguardei o término da execução do comando, e, pronto, estava feito o backup do estado do sistema.

4 passos para solução de tela preta no Windows Server 2012

servidor-falhando

O caso aqui é que por algum motivo a GUI (Graphical User Interface) ou Interface Gráfica foi desinstalada ou sofreu algum problema que não reconheci naquele momento.

Para instalar a GUI via prompt de comandos você terá de usar o PowerShell estando no prompt de comandos que você utilizou acima para o Backup do Estado do Sistema.

#1 - Digite: powershell e depois tecle enter.
#2 - Digite: Start-Process PowerShell -Verb RunAs e depois tecle enter.
#3 - Digite: Get-WindowsFeature e depois tecle enter.
#4 - Digite o comando abaixo tal qual está escrito:

Install-WindowsFeature Server-Gui-Mgmt-Infra,server-Gui-Shell -restart e depois tecle enter. 

Este último comando (acima) simplesmente instala a Interface Gráfica do Servidor Windows novamente.

Se por um caso der erro, eu aconselho que faça o que eu fiz: Desinstalei completamente a GUI com o comando abaixo e depois reinstalei a mesma no servidor.

Depois de instalado, fui checar alguns erros e tal, mas não vou me alongar aqui.

Dica: Faça backup de seu servidor o quanto antes, você ainda vai lembra e me agradecer por isto !


Como remover a interface gráfica do Windows Server 2012 via prompt de comandos?

Remove-WindowsFeature Server-Gui-Mgmt-Infra,server-Gui-Shell -restart e depois tecle enter. 

O servidor vai reiniciar automaticamente e a interface padrão será a de textos com somente o prompt de comandos.

Depois disso, se você desejar, reinstale a GUI novamente.

Conclusão:
Este não é um artigo para o usuário comum, acredito que este seja um artigo mais voltado para técnicos e alguns usuários avançados com algum conhecimento em servidores. Abaixo deixo referências (links) que me ajudaram nestas tarefas.

- Tela preta no Windows Server 2012
- Converting from Server 2012 Core install to Full GUI - em inglês
- Não pode-se instalar recursos no Windows Server 2012 R2
- Instalar Graphical User Interface (Interface Gráfica) do Windows 2012 Server

Ajude o blog com um PIX de R$1,00 ou R$2,00 para contato@gestortecnico.net

O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !