Textual description of firstImageUrl

Pastas Controladas do Windows Defender


Tutorial : Proteja seus arquivos contra ransomware e outros tipos de malware utilizando o Controle de Acesso a Pastas Controladas do Windows Defender.


A Microsoft vem se preocupando muito com ataques cibernéticos ao Windows 10 desde seu início, assim decidiu tomar algumas precauções.

pastas-controladas-do-windows-defender

O Windows Defender foi completamente remodelado desde o lançamento do Win10. Lembro de quando o Windows Defender ainda mantinha o nome de Microsoft Security Essentials no Windows XP.

Quando foi lançada a atualização Windows 10 Fall Creators Update, ela trouxe um novo recurso de segurança no Windows Defender, o recurso foi denominado de: Acesso a Pastas Controladas.

O Acesso a Pastas Controladas é um recurso que está presente apenas no Windows 10 Fall Creators Update ou nas versões posteriores do SO. Então, Se você possui uma versão mais antiga do Windows, certamente esta característica não estará disponível no seu Windows Defender.

Este recurso chamado de Acesso a Pastas Controladas do Windows Defender foi projetado estritamente para proteger-nos no Windows 10 contra ataques de ransomware.

Se você chegou neste artigo por causa do "Windows Defender desativado e no momento está sendo gerenciado pelo administrador do sistema", leia este artigo com a solução imediata !






Caso contrário, continue lendo abaixo como ativar e desativar as pastas controladas do windows defender !

- O que é o acesso Acesso a Pastas Controladas do Windows Defender?


O Windows Defender obteve esse novo recurso chamado de Acesso a Pastas Controladas do Windows Defender, para proteger nossos dados importantes de alterações não autorizadas.

Isso significa que nenhum programa, aplicativo, ou qualquer tipo de malware, poderá alterar nossos arquivos e pastas protegidos, caso ative esta função que não vem ativada como padrão. Isso mesmo, não vem ativada, você precisa ativar o Acesso a Pastas Controladas do Windows Defender !

- Por quê ativar o acesso a pastas controladas para habilitar ou editar a proteção?


O Acesso a Pastas Controladas do Windows Defender ajuda-nos a cuidar da segurança de cada arquivo encontrado dentro de nossas pastas,  mas também pode ser configurado para proteger pastas determinadas por você.

Então, caso você queira permitir acesso a um programa ou aplicativo fazer alterações nessas pastas, você deve incluir uma exceção desse programa ou aplicativo na lista, isto é o mesmo que ligar o acesso controlado a pastas para permitir ou editar proteção a nível de pastas e arquivos dentro do Windows Defender. 

Acontece que, se um determinado programa, aplicativo, malware ou ransomware tentar alterar os arquivos encontrados dentro de uma pasta protegida, o Windows Defender notificará imediatamente, e também solicitará uma confirmação que permitimos isso, caso contrário, você pode negar a permissão e seus arquivos são salvos de mudanças indesejadas.

Como ativar o acesso a Pastas Controladas do Windows Defender do Windows 10?
  1. Abra o Windows Defender.
  2. Clique em Proteção contra vírus e ameaças.
  3. Clique em Configurações de proteção conta vírus e ameaças.
  4. Procure por Acesso a pastas controladas e ative a função que se encontra desativada.

pastas-controladas-windows-defender

Quando você ativa a função Acesso a pastas controladas, você será solicitado a confirmar esta ação pelo UAC que é o responsável pelo Controle de Contas de Usuários.

Logo após sua confirmação, o recurso será habilitado e todas as suas pastas do Windows 10 estarão protegidas contra alterações não autorizadas por malware ou ransomware.

Como saber quais pastas estão protegidas pelo Windows Defender?


Quando você habilita a função ou o recurso Acesso a pastas controladas, o Windows Defender passa a exibir dois links com os textos:

- Pastas protegidas.
- Permitir um app por meio do Acesso a pastas controladas.

O link Pastas protegidas mostra-nos que as pastas que são padrão do sistema estão protegidas, mas você também pode adicionar pastas mais protegidas. Se você reparar bem, há um botão: + Adicionar uma pasta protegida.

Logo abaixo do botão + Adicionar uma pasta protegida, temos uma lista bem extensa de pastas padrão que estão protegidas pelo Windows Defender.




Observe que as pastas protegidas padrão não podem ser alteradas nem removidas da lista padrão, mas como eu disse antes, você poderá adicionar novas pastas a sua lista de forma que o Windows Defender passe a protege-las contra alterações por softwares não autorizados.

pastas-protegidas-windows-defender
Como posso adicionar novas pastas a lista de pastas protegidas do Windows Defender?

Para você adicionar uma nova pasta a listagem existente, clique no botão + Adicionar uma pasta protegida, navegue até a pasta que deseja proteger e clique em Selecionar pasta. Simples não é ?

Após clicar em selecionar pasta,  o UAC que é o Controle de Conta de Usuário solicita confirmação, caso você permita, a pasta é adicionada imediatamente a listagem de pastas protegidas.

adicionar-pastas-protegidas-windows-defender

Como posso remover uma pasta da lista de pastas protegidas do Windows Defender?


Lemos mais acima que as pastas padrão não podem ser removidas desta listagem. No entanto, aquelas pastas que você adicionou por conta própria podem ser removidas quando você desejar.

Para remover uma pasta que você adicionou a listagem, tudo que precisa fazer é: clicar em cima de uma das suas pastas na listagem, e, em seguida clicar no botão Remover que aparecerá assim que clicar na pasta a ser removida.

remover-pastas-protegidas-windows-defender

Quando você opta por remover uma pasta da listagem de pastas protegidas, a Central de Segurança do Windows Defender informará que ao remover a pasta acima, o acesso a pasta controlada não o protegerá de alterações não autorizadas na mesma.

Ainda assim, quando estiver no processo de remoção de pasta protegida, você será solicitado a confirmar o UAC novamente para sua segurança.

Como permitir um aplicativo fazer alterações nas pastas protegidas pelo Windows Defender ?


Lá na mesma seção - Acesso a pasta controlada na Central de segurança do Windows Defender, tem aquele segundo link : Permitir um app por meio do Acesso a pastas controladas.




Quando você clica nele, você pode definir um programa no qual você tenha total confiança, para que ele possa fazer alterações em suas pastas protegidas.

Todos os aplicativos Microsoft são definidos por padrão como amigáveis, e ​​sempre são permitidos.

Se por um acaso acontecer de um dos seus programas ou aplicativos serem bloqueados pelo recurso Acesso a pasta controlada do Windows defender, você poderá adicioná-lo manualmente a listagem para permitir que ele consiga acessar suas pastas protegidas.

Basta para isso, clicar no botão + Adicionar um aplicativo permitido.

Você precisará ir até o local onde está a pasta do seu programa e procurar o executável responsável pelo mesmo para poder permitir o acesso, depois clique em Abrir.

Depois que o aplicativo selecionado for permitido a acessar as suas pastas protegidas, o aplicativo será exibido na lista "Permitir um app por meio do Acesso a pastas controladas.

Como remover um aplicativo da lista protegida de pastas protegidas pelo Windows Defender do Windows 10?


Se chegou um momento onde você não deseja mais permitir acesso de um aplicativo as suas pastas protegidas, clique nele, e, em seguida pressione o botão Remover. Simples assim !

Você precisará confirmar sua escolha, e então esse aplicativo será removido da listagem de aplicativos permitidos que podem fazer alterações dentro de suas pastas protegidas.

Como é de praxe nestes procedimentos: você terá que dizer Sim ao UAC - Controle de Conta de Usuário.

Observação:

A Microsoft realmente tem se preocupado com a abordagem de última geração para segurança no Windows Defender Antivirus no Windows 10. Assista o vídeo abaixo para você ter uma idéia do que está sendo feito nesse sentido.


Conclusão:

Como você viu até agora, não é difícil habilitar o Acesso a pastas controladas do Windows Defender no Windows 10. A segurança que você consegue obter após habilitar este recurso é muito importante, afinal ransomware é uma das maiores pragas de nossa década.

Ajude o blog com um PIX de R$1,00 ou R$2,00 para contato@gestortecnico.net
O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais.

3 comentários :

  1. Muito bom... !
    E para apagar o Histórico de Proteção ?

    Muito Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Valter ! A Microsoft removeu a opção de limpar o histórico, porém dá pra fazer manualmente. Vc precisa desativar o Windows Defender antes de executar a limpeza no caminho: C:\ProgramData\Microsoft\Windows Defender\Scans\History\Service , depois de apagar a pasta (oculta) reative o WD novamente. ABs.

      Excluir
  2. E como apagar o histórico de pastas bloqueadas isso ai acima eu já limpei o histórico mas ainda ficou o histórico de pastas que foram bloqueadas e não consigo limpar e isso me irrita.

    ResponderExcluir

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !