Textual description of firstImageUrl

O Windows 10 desliga sozinho


Como resolver o problema de desligar, hibernar ou reinicializar do Windows 10 quando a inicialização rápida faz com que o módulo falhe !


Algumas vezes quando você tenta desligar, suspender, ou hibernar um computador que esteja executando o Windows 10, o processo falha levando o computador novamente a reinicialização do sistema ou voltando até o desktop.
o-windows-10-desliga-sozinho
Quando você manda desligar o Windows 10, acontece de simplesmente reiniciar o sistema todo novamente voltando ao desktop, ou algumas vezes acontece também do Windows 10 desligar sozinho como se houvesse falta de energia.

Por quê o Windows 10 desliga sozinho (às vezes) ?
Quando isso acontece são gerados alguns eventos no Visualizador de Eventos do Windows, tais como:
- Falta de energia abrupta, por isso o sistema foi desligado sem aviso.
- C0000034 - means STATUS_OBJECT_NAME_NOT_FOUND .
- C004002D - means IO_DUMP_DRIVER_LOAD_FAILURE .

O problema acima é, ou pode ser ocasionado algumas vezes pelo processo de inicialização rápida do sistema Windows 10, ou, sua fonte de alimentação pode não estar 100% boa, digo: aguentando todo o seu hardware conectado a ela.

Entenda que quando a inicialização rápida do Windows 10 está ativada, e nós clicamos no botão de desligar no menu iniciar, nós estamos desligando o computador, e todas as sessões serão desconectadas também, enviando o computador a um modo híbrido de hibernação e desligamento.

O problema acontece quando neste processo híbrido de hibernação e desligamento do Windows 10, algum driver ou atualização pendente falhe a efetuar o despejo de memória do sistema, fazendo com que o Windows entre em loop retornando sempre ao desktop ou a tela de bloqueio em alguns casos.

Ok, é lógico que o tempo de inicialização de qualquer sistema operacional é sempre um dos assuntos mais discutidos, por isso a Microsoft criou este sistema de inicialização r´pida para o Windows 10 e o Windows 8.1 .

O principal objetivo da Microsoft ao criar este modo híbrido foi tornar a inicialização do Windows 10 ainda mais rápido que o Windows 8, agilizando todo o processo de boot.

O modo de inicialização rápida funciona ? Tem limitações ? Como desativar o modo de inicialização rápida do Windows 10  ? Continue lendo por favor !
boot-windows10-2
Mas o que seria o modo de inicialização rápida do Windows 10 ?
Na época do lançamento do Windows 10, a Microsoft realizou uma pesquisa com vários usuários com o objetivo de saber exatamente quantos usuários desligam o computador completamente, e quantos usuários utilizam o modo de hibernação ou suspensão do sistema operacional.

Bem, segundo esta pesquisa, o número de usuários do Windows que desliga o PC todos os dias ao final de um dia de trabalho foi muito maior do que o esperado, cerca de 57% dos usuários entrevistados responderam que desliga completamente o sistema. Eu não !!!

Apesar destes usuários saberem que o consumo de energia de um computador é baixo, muitos usuários alegaram que desligam seus computadores para economizar na conta de energia.

Mas teve uma outra parcela que respondeu que simplesmente gostam de inicializar o sistema operacional do zero com a memória RAM livre de resíduos que o modo de hibernação deixaria.

Daí a Microsoft desenvolveu uma maneira de fazer com que computadores com o Windows 10, Windows 8.1 e Windows 8 não consumissem absolutamente nada de energia quando fossem desligados completamente, e, iniciassem novamente com uma sessão limpa sempre que fossem ligados. Além de terem um curto intervalo de tempo entre o pressionar do botão ligar e a utilização completa do sistema.

Isto é realmente um modo que mistura o modo de inicialização normal com a hibernação do sistema operacional.

O que a Microsoft fez foi criar uma forma que apenas o núcleo do sistema operacional entre no modo de hibernação, e o restante das funcionalidades sejam desligadas por completo.

Sendo assim, quando pressionamos o botão de ligar novamente, a parte do sistema que demoraria mais tempo para carregar, já está inicializado (hibernado), então basta carregar os demais recursos do sistema.

Em um modo de inicialização completo, um SO precisa carregar todos os drivers e serviços novamente, mas no modo de inicialização rápida, a parte dos serviços é carregada de um arquivo de hibernação que pode estará no próprio computador (SSD ou HDD), desta forma o tempo de inicialização fica de 30% a 50% mais rápido.

O modo de inicialização rápida funciona ? Tem limitações ?
Olha só, eu acho que é uma ótima forma de acelerar a inicialização do sistema operacional, mas é claro que tem alguns probleminhas e limitações.

boot-windows10

Mas o meu Windows 10 está desligando o computador sozinho do nada, o que eu faço ?
Com a inicialização rápida ativada, diversos aplicativos que exigem uma reinicialização completa do Windows não são atualizados ou reconfigurados quando precisam, então, fica claro que boa parte das modificações deste programas acabam não sendo aplicadas, porque o arquivo de hibernação que foi utilizado no momento da inicialização do SO foi gravado antes do computador desligar.

Acontece também de algumas atualizações automáticas do Windows não conseguirem reiniciar completamente o sistema operacional, ocasionando falhas posteriores.

Outro problema que noto com frequência é que após mandar o computador reiniciar e verificar o Tempo de Atividade no Gerenciador de Tarefas, o tempo não foi resetado, o que demonstra que o Windows não sofreu uma reinicialização completa.

Como corrigir o erro do Windows 10 desligando sozinho ?

O que eu recomendo em alguns sistemas que apresentam falhas com eventos sendo gravados no Visualizador de Eventos como: Falta de energia abrupta, por isso o sistema foi desligado sem aviso, C0000034 - means STATUS_OBJECT_NAME_NOT_FOUND e, C004002D - means IO_DUMP_DRIVER_LOAD_FAILURE , é que desabilite o recurso até que a Microsoft desenvolva um modo mais funcional.

O procedimento para realizar essa tarefa você encontra mais abaixo.

Como desligar a inicialização rápida do Windows 10 ?
Clique no Menu Inciar / Configurações / Sistema / Energia e Suspensão / Configuraçoes de Energia Adicionais / Escolher a Função dos Botões de Energia / Alterar Configurações não Disponiveis no Momento / desmarcar LIGAR a INICIALIZAÇÃO RÁPIDA / Salvar alterações.

Pronto ! O recurso de inicialização rápida está desabilitado. Para habilitá-lo novamente, basta seguir os passos acima novamente e marcar a opção “Ligar inicialização rápida (recomendado)”.

Conclusão:
Se você tem o PC desligando sozinho no Windows 10, depois de ler este artigo até aqui, você poderá mandar seu sistema hibernar, e, quando desejar, também poderá mandar desligar por completo

Cadastre-se para receber nossos artigos sobre TI !

Gostou do artigo ? Então comente, curta e compartilhe !

Aproveite e dê uma olhada nos 10 artigos mais lidos no site !