Textual description of firstImageUrl

Por que desligar o roteador por 15 segundos ?


Por que você deve reiniciar seu roteador para corrigir problemas, e por que você precisa contar até 50 ou esperar pelo menos 15 segundos.


Quantas vezes você nota ou alguém lhe fala que a Internet está fora do ar ou não está funcionando ?

por-que-desligar-roteador-por-15-segundos

Bem, nestes casos você vai até seu roteador ou modem, desliga ele da tomada, reconecta ele na tomada e pronto: tudo funciona !

Mas você já se perguntou porquê isto realmente funciona ? Este é o procedimento correto ? Basta desligar e ligar novamente ? Como posso parar de ligar e desligar o roteador sempre ?

Sabia que seu roteador é um computador ?

Sei que a maioria das pessoas não sabem ou não pensam nisso, mas seu roteador é um computador.

Dentro dessa caixa de plástico dele, há uma cpu, memória, e armazenamento, além de tudo isso: executa um sistema operacional embarcado.

E, tal qual um computador, ele pode ficar lento de tempos em tempos. Sim ele pode falhar !

Pode ser até que um bug esteja causando um estouro de pilha de memória ou buffer overflow, talvez a CPU esteja superaquecendo, ou quem sabe uma pane geral no kernel tenha congelado o sistema inteiro.

Qual seria a solução mais simples para esse tipo de problema neste pequeno computador ? Desligar e ligar novamente, é claro !!!

Sabia que seu roteador é igual a seu computador ?

Sim, seu roteador é o mesmo que um pc, lembra de meu artigo: Os motivos para reiniciar um computador para resolver problemas ?

Pois é, assim como no seu computador, você não está realmente resolvendo o que está causando o travamento do roteador, mas está permitindo que ele funcione corretamente novamente até a próxima lentidão ou travamento.

Claro que isso não resolve problemas recorrentes no roteador, mas geralmente resolvem coisas no curto prazo.





Eu realmente preciso esperar pelo menos 15 segundos para ligar novamente meu roteador ?

Bem, eu acredito que em algum momento você já deve ter desligado algum equipamento da tomada e notou que o led indicativo demora a apagar certo ?

Realmente há uma razão para isso acontecer !

Veja bem, a maioria dos eletrônicos faz uso de capacitores de energia, que são basicamente pequenas baterias, você já deve ter visto isso antes se já desmontou um computador ou dispositivo qualquer.

capacitores

Capacitores não armazenam muita energia, porém algumas vezes podem reter apenas o suficiente para manter um chip de memória funcionando por alguns segundos.

Logo, a espera de pelo menos 15 segundos garante que todo capacitor seja totalmente descarregado, e portanto, toda a memória seja limpa.

Isso também garante que todo o buffer armazenado no seu roteador seja realmente redefinido ou limpo, incluindo tudo o que possa estar causando alguma falha.

Há alguns motivos para desligar e ligar novamente !

Há alguns motivos pelos quais seu roteador deve precisar ser desligado e religado novamente.

Claro que nem todos esses problemas exigirão uma descarga de 15 segundos, mas se você estiver solucionando um novo problema, a espera de 15 segundos pode ser a diferença entre continuar funcionando ou não.

O que causa estes travamentos nos roteadores ?

Procure entender que como em qualquer peça de hardware, existem vários motivos possíveis pelas quais um roteador pode travar e exigir uma reinicialização.

Software firmware:

Como um computador, seu roteador pode travar devido a erros no firmware que consomem muita memória ou causam pane geral no kernel.

Endereço IP:

Podem haver conflitos de endereço IP, fazendo que seu roteador tente atribuir o mesmo endereço ip a outro dispositivo na rede.

Veja bem: seu roteador por vezes gerencia endereços IP privados e públicos, e é claro que algumas vezes se atrapalha.

Se dois dispositivos na sua rede tiverem o mesmo endereço IP, ou se o seu roteador não tiver um endereço IP público atualizado, sua conexão poderá ser interrompida.

Reiniciar o roteador redefine essas atribuições de IP para que as coisas comecem a funcionar novamente de forma correta.





Superaquecimento

Como qualquer computador, seu roteador ou modem podem superaquecer, especialmente se você o mantiver em um espaço fechado sem ventilação, isso vai causar falha.

Existem muitas razões possíveis, mas essas são as falhas mais comuns que eu quis exemplificar.

Existem solução para erros de firmware ?

Sim existe ! Quando o seu computador possui bugs persistentes, uma solução de atualização de software geralmente resolve o problema.

O mesmo vale para o seu roteador ou modem, ele também precisa de atualizações.

Geralmente atualizar o firmware de seu roteador ou modem não é um procedimento muito difícil, normalmente você só precisa abrir seu navegador web, digitar o endereço IP do roteador e procurar pela seção Atualizar Firmware.

Geralmente a atualização de firmware resolve problemas de travamentos e outros problemas mais que seu roteador ou modem possua.

Verifique se seu roteador ou modem estão muito quentes !

Você sabe que computadores, notebooks, tablets, e smarthones travam quando superaquecem, certo ?

Isso acontece com seu roteador da mesma maneira, se ele estiver quente quando você desconectar, considere tentar resolver o problema de aquecimento dele.

Eu vejo que quase todos os roteadores e modems possuem aberturas de ventilação; verifique se estas aberturas não estão cobertas por sujeira.

Assim como você faz a limpeza de seu computador, se o seu roteador estiver cheio de poeira, é uma boa idéia limpá-lo.

Uma dica que eu dou, é não deixar o roteador ou modem cercado por outros equipamentos.

Eu sei que os roteadores não são lá muito bonitos, se bem que atualmente tem uns modelos bem legais, mas lembre-se de deixá-lo separado de outros eletrônicos para não causar e não sofrer interferência no sinal, nem de calor excessivo.

Sobrecarga de requisições:

Entenda que se você não tem um servidor DNS, e um servidor DHCP em seu pequeno escritório ou residência, quem vai fazer todo o trabalho pesado é seu modem ou roteador.

Desta forma, é bem óbvio que depois de tantas requisições ele comece a ficar bem lento, pois seu sistema operacional (roteador) ficou sobrecarregado com tantas requisições de rotas e endereçamentos.

Neste caso, desligar, esperar 15 segundos, e religar é a melhor forma de resolver seu problema.

Rotina de manutenção:

Procure reiniciar seu roteador logo pela manhã antes de começar a usá-lo e umas 4 ou 5 horas depois faça novamente, isso todos os dias.

Timer de energia:

Se você não quiser fazer isso manualmente, você pode utilizar um timer conectado ao seu roteador que desligue ele e religue depois de algum tempo definido por você mesmo.

Dessa forma, você pode configurar o roteador para reiniciar uma ou duas vezes por dia para manter as coisas funcionando

Afirmo que isto não é uma solução perfeita, mas é uma boa solução alternativa que evita que você precise reiniciá-lo manualmente o tempo todo, certo ?

Conclusão:

Se nada disso lhe ajudar, talvez seja hora de meter a mão no bolso e  comprar um roteador mais recente. É igual quando seu computador não para de ter problemas e você já trocou muita peças, chega uma hora que tem de ser um mais atual.

💌 Cadastre-se para receber nossos artigos !

O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais, porém, se você precisa de suporte técnico personalizado para sua empresa, fala com a gente.

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !