Textual description of firstImageUrl

Sobre smartphones e tablets


Seleção de algumas perguntas sobre vírus e problemas em celulares, smartphones ou tablets que recebo recorrentemente.


Resolvi criar este artigo por causa do número de perguntas que recebo quase todos os dias de amigos e clientes.

Sobre-smartphones-e-tablets
Notei que há situações que são muito recorrentes, então resolvi anotar e escrever aqui as questões mais recorrentes e suas possíveis soluções.

Vamos as perguntas e respostas ?


Pergunta:
Eu recebi uma mensagem dizendo que meu aparelho foi infectado por vírus, mas não consigo instalar nenhum software anti vírus. Como eu faço para instalar um antivirus android e solucionar este problema ?

Resposta:
Remova o cartão SD (cartão de memória) de seu smartphone ou tablet coloque-o em um adaptador USB e insira no seu Computador PC Desktop para passar um anti-vírus que você sabe que está atualizado e funcional.

Aproveite e faça um backup de tudo que você tem no cartão de memória. Depois disso, você pode tentar restaurar os padrões de fábrica (reset) do seu aparelho e depois disso instalar tudo novamente como se tivesse comprado o seu smartphone ou tablet agora.

Não esqueça de instalar o antivírus  ! Se não tiver certeza de como se faz consulte um técnico de dispositivos ou técnico de smartphones.

Pergunta:
Tenho notado que o canto da tela do meu celular está rosa e verde. Eu consigo tirar isso da tela ? Isto é muito grave ?

Resposta:
Esse problema parece ser relacionado ao hardware do dispositivo. Eu aconselharia você a levar em uma assistência técnica especializada, estando ou não seu dispositivo na garantia.

Estes problemas são relacionados a pixels de tela que estão falhando, e se o seu aparelho estiver na garantia o serviço é coberto pela mesma. Provavelmente vão trocar a tela do seu dispositivo.

Pergunta:
Há um vírus no meu celular que quando eu destravo o dispositivo para usar ele começa a clicar sozinho em um monte de lugares da tela, se eu abrir um aplicativo ele fecha  sozinho o app, depois não consigo clicar em mais nada pois o celular fica travado. Eu tenho instalado um antivírus mas não funciona. O que eu posso fazer ?

Resposta:
Acho melhor você efetuar uma cópia de segurança de seu cartão de memória se você tiver um instalado em seu aparelho. Depois disso você precisará fazer um reset de fábrica para começar a resolver o seu problema.

Assim que fizer o reset de fábrica instale um antivírus, só depois instale seus apps novamente. Não esqueça de reformatar seu cartão de memória do celular.

Pergunta:
Eu comprei um celular de última geração mas a bateria está levando quase o dia inteiro para carregar totalmente, tenho o celular só a 3 meses, será que minha bateria está danificada ? Ou isso pode ser vírus no celular ?

Resposta:
Eu acho difícil um vírus fazer este tipo de estrago (mas não impossível). Eu acho que você pode ter aplicativos demais instalados ou abertos ao mesmo tempo e isso realmente consome bateria e memória do tablet ou celular.

Tente verificar o número de apps abertos ao mesmo tempo e também veirifcar o que está aberto sempre que liga o celular.

Lembre-se que os apps Facebook, Instagram, e-mail, Twitter, sempre estão monitorando as novas atualizações de notícias e e-mails novos, e isso realmente consome muita bateria. Tente fazer ajustes mais severos nas configurações de economia de bateria do seu dispositivo.
Cadastre-se e receba os artigos por e-mail
Use o carregador original do seu dispositivo, não use um carregador diferente do seu aparelho. Pode ser que seu carregador original não esteja em boas condições mesmo sendo novo, desta forma o carregador enviará cargas baixas ao seu aparelho demorando muito a carregar.

Tente um carregador diferente, mas verifique se é compatível com seu aparelho, de preferência use um igual sempre.

Pergunta:
Eu tenho antivírus instalado em meu celular, já restaurei as configurações de fábrica, mas basta eu me conectar a internet que começam os problemas de novo. Aparecem telas instalando aplicativos que eu não solicitei e meu celular fica lento até travar. Há uma solução para meu problema ?

Resposta:
Tem alguns antivírus que não são confiáveis, eu aconselho a você resetar seu dispositivo de fábrica novamente sem o cartão de memória inserido nele.

Após o reset de fábrica instale um antivírus de marcas confiáveis e só depois de passar o antivírus no celular, você deve colocar o cartão de memória novamente.

Pergunta:
A câmera do meu tablet não abre mais. Eu clico e recebo uma mensagem de erro. Já desliguei e liguei o tablet e não volta a funcionar. É vírus ?

Resposta:
Desligue o tablet, retire o cartão de memória e efetue um reset de fábrica, lembre-se: você terá de instalar todos os seus apps novamente, teste a câmera.

Se não resolver leve-o a assistência técnica de seu aparelho.

Pergunta:
Meu celular foi infectado, eu tenho antivirus atualizado, mas o vírus está nas configurações do dispositivo, eu faço uma varredura com o antivírus, ele pede para desinstalar o programa infectado por vírus, mas como vou remover o menu de configurações do meu celular que é onde o vírus se encontra ?

Resposta:
Você precisa executar um hard reset, voltando as configurações de fábrica, você precisará instalar tudo novamente.

Pergunta:
O aparelho da minha mãe foi infectado com vírus e o celular está fazendo coisas estranhas além do cartão de memória SD Card ficar cheio rapidamente bastando conectar ao Wi-Fi. Depois aparecem janelas com várias propagandas. Como eu posso reparar isso ?

Resposta:
Retire o cartão de memória e efetue um reset de fábrica no celular, lembre-se: você terá de instalar todos os seus apps novamente. Instale um antivírus e depois formate o cartão de memória.
nuvem-cloud-computing
Pergunta:
Meu celular smartphone não funcionou nunca mais, todas as aplicações fecham sozinhas, eu eu não consigo usar nada dele. Isso é vírus malware ?

Resposta:
Pode ser que sim, já tentou o reset de fábrica ? Faça urgente o hard reset. Caso não volte a funcionar, leve a uma assistência técnica especializada para tentarem restaurar seu sistema.

Pergunta:
Já fiz de tudo no meu aparelho com vírus, mas nada parece funcionar. O vírus sempre está lá e meu aparelho inoperante. O que eu posso fazer que eu não fiz ainda ?

Resposta:
Retire o cartão de memória do seu celular e formate-o em um computador confiável com antivírus atualizado.

Faça o hard reset sem seu aparelho sem o cartão de memória, instale um antivirus, teste bem e só depois insira novamente seu cartão de memória. Sim, se seu cartão SD card estiver infectado você vai perder tudo.

Pergunta:
Sempre que eu uso o navegador chrome em meu celular recebo uma mensagem que o meu aparelho está infectado e o navegador precisa ser fechado. O antivírus não solucionou meu problema.

Resposta:
Imediatamente faça uma cópia de segurança de suas fotos e arquivos que você possua no seu cartão de memória externo e formate, se não resolver faça uma restauração de fábrica.

Celulares são facilmente infectáveis, apesar de eu já ter removido centenas de vírus de celulares e tablets, é melhor prevenir do que remediar. Sinceramente eu espero que alguma destas soluções te ajude assim como tem ajudado alguns. 

Gostou deste artigo ? Comente, curta e compartilhe !

Um comentário :

  1. O recurso de sobreposição de tela do meu celular está desativado pois causa lentidão, tem algum modo de ativar ela. Obs:nao tem no celular.

    ResponderExcluir

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !