Textual description of firstImageUrl

A melhor plataforma grátis para postar !


Um guia definitivo para você decidir qual seria a melhor plataforma para iniciar um blog ou site para você ou sua empresa.


Vamos lá, certo dia você acordou e decidiu que era a hora de criar um blog ou site para você ou sua empresa. E aí o que acontece ?

a-melhor-plataforma-gratis-para-postar

Acontece de imediato que você é pego de surpresa por um monte de dúvidas, desde perguntas mais básicas até questões mais importantes certo ? Você começa a se perguntar:
  • Onde devo ir na internet para começar um blog ?
  • Qual a melhor plataforma de blog eu deveria usar ?
  • É melhor eu criar um site ou blog ?
  • Qual a diferença entre site e blog ?

Eu acho que essas perguntas tem um peso importante para quem deseja se aventurar na criação de um Blog ou Site.

É por isso que eu venho a algum tempo respondendo perguntas a amigos e clientes do Gestor Técnico, e, resolvi escrever neste guia (se for possível) a ajuda necessária a escolher a plataforma de blog ou site ideal para você ou sua empresa.

As duas plataformas de criação que eu listei abaixo permitem que você faça coisas importantes como escrever e publicar artigos. Mas ao decidir o que é bom pra você, se um blog ou site, talvez precise saber o que realmente necessita, como:
  • Conseguir personalizar a aparência para combinar com sua personalidade ou marca.
  • Permitir adicionar seu próprio logotipo.
  • Permitir usar um nome de domínio personalizado.
  • Permitir que seus leitores se inscrevam nas atualizações do blog ou site.
  • Permitir adicionar códigos do Google para que você possa monetizar seu site ou blog.
  • Oferecer compartilhamento automático nas redes sociais e opções de assinatura diversas.
  • O que mais poderia fazer com o meu blog ou site ? Excelente pergunta a sua !

Eu acho que a lista acima mostra apenas alguns detalhes que você não deve ignorar. É, não tem como escapar disso tudo, tanto faz se você pretende criar um blog ou site simples. Mas o que seria simples não é ?

Eu tenho visto e ajudado (direcionando) algumas pessoas que cometeram o erro de escolher uma plataforma errada para eles e depois lamentar o erro cometido. Mas isso é normal quando não se tem o conhecimento dos prós e contras.

É por isso que eu acho que este guia pode lhe ajudar a não cometer mais erros ou pelo menos te ajudar a elucidar alguns deles.

Mas afinal o que vem a ser uma plataforma de blog ou site errado ? Eu acho que uma plataforma que limita suas possibilidades de crescimento não é uma boa plataforma. Concorda comigo ?
a-melhor-plataforma-gratis-para-postar-2
Além do que eu já disse acima, um ponto a considerar é: com que frequência você precisará atualizar seu site ou blog ? Será que a plataforma escolhida terá suporte técnico suficiente quando você precisar ?

Preste atenção no que eu vou dizer agora !
Há três anos atrás não era necessário ter um site ou blog que fosse responsivo, móvel e amigável. Nos dias atuais todos os sites e blogs devem ser responsivos e amigáveis ​​para dispositivos móveis ou você vai perder muito tráfego nele.
suporte-tecnico-personalizado
Eu acho que ter um site responsivo e móvel não é apenas para os seus leitores, ele também é para nós  mesmos. Um exemplo disso é quando você está viajando e precisa consultar algo em seu site ou blog através de um dispositivo móvel. Pense nisso quando for escolher sua plataforma de trabalho.

Então, neste artigo, vou falar sobre as plataformas mais usadas: WordPress, Blogger ou Site hospedado !

Não tenha pressa, o artigo é longo mesmo, de outra forma você não entenderá nada, podendo ficar com mais dúvidas ainda.

Se você não quiser ler este artigo até o final, então eu te recomendo ao contrário de muitos, escolher o Blogger.

Eu tenho usado o Blogger por alguns anos, este que vos escrevo, e também em clientes. Embora falem muito bem do WordPress que eu já usei muito também, eu acho o Blogger mais fácil, direto, responsivo e atualizável com novas tecnologias oriundas direto do Google, e, com certeza é demasiado seguro. a-melhor-plataforma-gratis-para-postar-3
Eu recomendo a você continuar lendo este artigo, pois entrarei em detalhes sobre o porquê devemos usar essas plataformas ou criar um site específico para tal.

É claro e óbvio que é muito conveniente começar a escrever e personalizar a estrutura de um blog como este aqui.

Ou, de outra forma, criar um site totalmente personalizável e atualizar apenas alguns poucos detalhes, até porque um Blog só é um blog se você o mantiver frequentemente atualizado, pelo menos uma vez por semana com algum artigo novo ou notícia, e isso meu caro, dá muito trabalho. Se não, para que você precisa de um Blog ? É melhor construir um site de empresa ou site pessoal. Entende ?

Talvêz você pense: ah, eu posso criar um site grátis com o Wix ! Claro que você pode, mas ele nunca será seu, você nunca poderá move-lo para outro provedor de hospedagem se necessitar, seja por qualquer motivo ou necessidade.

Criar sites grátis com hospedagem grátis, como alguns serviços que estão disponíveis na internet gratuitamente, tem mais contras do que prós, pense nisso com carinho !

Uma das coisas que me perguntam sempre é: como ganhar dinheiro com blog ?

Ganhar dinheiro com blog não é fácil nem simples, não acontece do dia pra noite. Tornar seu blog ou site popular na internet para começar a ganhar dinheiro com ele não acontece como num passe de mágica.

Você precisará de muito trabalho e dedicação para isto, mas pra começar, você pode iniciar através da publicidade paga (se quiser) como o Google AdSense ou outro gerador de monetização de sites e blogs que vai te ajudar a ganhar algum dinheiro com blog por visitas. Você não precisa obrigatoriamente disto em seu site, mas é uma opção, é um plus !
suporte-dentro-da-empresa
Se você ainda hesita em usar o Blogger para criar um blog grátis e personalizado, eu recomendo que você vá em frente e crie seu primeiro blog no Blogger.

Lá no painel de criação do Blogger do Google você vai ver como fazer um blog grátis passo a passo se torna uma tarefa bem tranquila e suave.

Isso vai te ajudar a gastar exatamente nenhum centavo, pois o Blogger é de uso gratuito, mas se você quiser algo mais personalizado precisará comprar um domínio próprio e hospedar ele por exemplo no SpiderMail, que é um servidor de hospedagem que usamos para o Gestor Técnico e também para alguns de nossos clientes.

Nem pense em registros de domínio grátis, isso vai te dar mais dor de cabeça do que você pensa, e, o domínio nunca será seu. Então, se você pensa em comprar um domínio ou registrar um domínio, faça-o com uma empresa confiável !

Com um domínio próprio em mãos você pode anexar este domínio personalizado a seu Blog, olha nosso caso aqui www.gestortecnico.net .
meu-primeiro-site-web
O Blogger vai te ajudar a se acostumar com uma plataforma de criação e dali ou você continua a blogar ou cria um site a partir de um tema ou do zero através de alguma empresa que ofereça o serviço de criação de sites, como o próprio Gestor Técnico ou Spidermail.

O Blogger também é útil e fundamental quando você não possui um domínio próprio e quer apenas experimentar as coisas...

Geralmente, quando começamos a usar o Blogger, nós usamos um nome que achamos ser útil ao propósito, porém, ao decorrer do tempo, percebemos que não é bem assim.

Quer um exemplo: antes de escolhermos GestorTecnico como o nome deste blog (ou site?), usei outros como TecnologiaAtual. Acho que isto foi bem idiota não é mesmo ?

A boa notícia é que como o Blogger é gratuito, e como todos nós cometemos alguns erros bobos no princípio, esses erros não afetam os nossos bolsos. Que bom não é ?

O Blogger oferece um nome de domínio gratuito, como nomequedeseja.blogspot.com, e se você quiser, você também pode comprar e atualizar para um nome de domínio próprio como por exemplo: seunome.com.br, seunome.com, seunome.net, etc...

Isto custa bem pouco dinheiro, mas com um domínio próprio em mãos você pode anexar este domínio personalizado a seu Blog, olha nosso caso aqui: www.gestortecnico.net .
O BlogSpot oferece um app para smartphones que permite executar todas as tarefas de publicação e gerenciamento através de seu smartphone. No entanto, eu acho que o aplicativo não é atualizado com a frequência que deveria ser.

Se você tem um celular Android baixe-o através do Google Play Store, é grátis também !

No entanto, é o que eu disse antes, se você é um empresário que não está interessado ​​em blogar, pois precisará investir demasiado tempo, eu acho que é melhor você partir direto para um site próprio que seria uma opção mais duradoura e sólida. Porém, você precisará de local para hospedagem e alguém (ou você mesmo) para manter o site atualizado, senão ele morre !

Conclusão:
Se quiser gastar pouco dinheiro ou quase nada, parta imediatamente para o Blogger, mas lembre-se que você precisa manter o blog atualizado publicando pelo menos semanalmente. Agora, se você quer algo mais pessoal e direto, eu recomendo a você partir para um site, mas é como eu disse: vai precisar de domínio próprio e hospedagem. Talvez alguém para construir pra você caso não tenha o conhecimento adequado.

Então: depois de ler tudo isso, o que você vai escolher ? Deixe-me saber o que você pensa nos comentários abaixo !

Gostou do artigo ? Comente, curta e compartilhe !

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !