Textual description of firstImageUrl

5 ferramentas de segurança da informação


5 ferramentas de segurança da informação que você deveria incorporar no seu dia a dia para proteger dados com eficiência.


Eu acho que já deu pra notar que nós todos estamos na era da Tecnologia da Informação, na era da TI. Certo ?

5-ferramentas-de-seguranca-da-informacao

Nós todos precisamos nos preocupar cada vez mais com a segurança de nossas informações, isso é  um fato !

Quando lidamos com empresas a coisa complica um pouco mais, pois dados de empresas contendo milhares de nomes, e-mails, e CPFs entre outros dados, não devem ser armazenados de maneira incorreta.

😜 Cinco ferramentas de segurança de dados que você deveria conhecer

Antes que você pergunte, não vou falar de marcas e softwares específicos, e sim, fazer um apanhado dos tipos de tecnologias que você precisa incorporar ao seu dia a dia.

Este artigo não fala sobre as principais ferramentas de segurança da informação.

Melhor do que falar sobre um monte de ferramentas, é saber que tais ferramentas existem !

Continuando: Se os dados de usuários não devem ser comprometidos, imagine bancos de dados de empresas que não podem ser comprometidos por invasões hackers, vazamentos ou outros tipos de crimes cibernéticos de maneira nenhuma.

Dados estes que não deveriam ser comprometidos simplesmente por que isso representaria prejuízos enormes para o negócio, seja financeiro, ou relacionado a reputação da empresa.

Por isso a razão deste artigo que eu compartilho com vocês !

Se você deseja manter informações sensíveis de sua empresa seguras, então, dá uma olhada nas 5 ferramentas de segurança de informação que você deveria incorporar no seu dia a dia para proteger dados com eficiência.

👇 Continue lendo...

- Solução Antivírus 💀

Há alguns artigos aqui no blog que falam sobre antivírus e antimalware, um deles por sinal é muito acessado aqui no site, dá uma olhada aí embaixo:

👀Os melhores antivirus grátis de 2018 : Você precisa de um bom antivírus grátis porém você não sabe qual é o melhor pra você ? Dá uma lida na lista com os 5 melhores antivírus gratuitos de 2018 !

Nesta época de cibercriminosos não basta escolher qualquer antivírus, você precisa escolher não só um software antivírus que te agrade, mas também precisa de um software que te proteja contra pragas virtuais tipo Ransomware.

Este software antivírus precisa possuir uma abordagem multicamadas, ou seja: com várias camadas de proteção que bloqueiem ameaças específicas quando necessário.

Seu software antivírus precisa ser multicamadas para conseguir detectar, bloquear, e remover vários tipos de malware antes mesmo que eles possam infectar, danificar, ou roubar dados da empresa.

Não esqueça que você também precisa proteger os dispositivos móveis, pois a tendência atual, é de que as empresas cada vez mais adotem o uso de dispositivos móveis como tablets e smartphones.

- Solução Firewall 🏬

Quando se trata de segurança de informações, uma ferramenta que tem de ser de seu domínio técnico é o firewall.

Dar uma boa atenção em como o firewall da empresa está configurado é importante. Esta é uma ferramenta que não funciona de modo automático, ou, em outras palavras: não pode ser deixada na configuração do modo fábrica = padrão.

Cada empresa é um caso diferente.

👀Leia agora: Como abrir e fechar portas em um firewall?

Entenda que a função básica de um firewall é monitorar e filtrar fluxos de tráfego em uma rede, podendo identificar conexões inseguras, ou possíveis ameaças a segurança da empresa.

O firewall pode ser um software instalado em um computador ou pode ser na forma de hardware, que eu pessoalmente prefiro.







- Solução de monitoramento de ambiente 🚧

Software e hardware são sujeitos a falhas. O ideal é que qualquer administrador de sistemas monitore constantemente o ambiente, evitando interrupções de funcionamento da empresa.

É aí que você deveria usar algum software de monitoramento de redes ou de ambiente, assim como o firewall, essa ferramenta de monitoramento pode continuamente verificar e monitorar a infraestrutura de serviços e sistemas da empresa, localizando comportamento estranho no ambiente.

O bom de se usar um software de monitoramento é que estes softwares conseguem indicar qual dispositivo ou comportamento anômalo pode estar interferindo ou causando uma falha específica em seu ambiente de rede, agilizando assim o isolamento da causa.

Isso tudo pode ser visualizado através de alertas de e-mail, dashboards, ou notificações.

O monitoramento também deve permitir que você possa fazer tudo remotamente, assim se ocorrer algum problema, você pode resolvê-lo de onde estiver.

infografico-8-riscos-vulnerabilidades

- Solução de controle de acesso 🚥

Um exemplo básico de controle de acesso seria o modo que um usuário acessa um sistema qualquer com seu login + senha, sendo identificado digitalmente.

Hoje em dia temos algumas alternativas diferentes que podem ou não exigir a compra de hardware específico.

Então hoje podemos utilizar impressão digital, verificação de retina, reconhecimento de assinatura digital, smartcards, ou sistemas de perguntas e respostas, além de vários outros disponíveis.

Uma das formas mais baratas de se elevar a segurança das informações na sua empresa é investir um pouco de tempo em políticas e sistemas que controlem e monitorem o acesso dos usuários aos sistemas e a própria empresa.

- Solução de criptografia 🔒

Uma coisa óbvia de se dizer é que todas as empresas do mundo dependem da internet para completar as suas atividades diárias.

Então eu acho que você deveria investir algum tempo criptografando seus dados, além de criar  protocolos de segurança que inibam o furto e acesso não autorizado as informações da empresa.

Hoje todos os sistemas operacionais, digo: Windows, Linux, ou OS X, possuem embutido a opção de criptografar dados.

Isso por si só não chega a resolver o problema se você não criptografar também a forma como estes dados trafegam pela rede interna e externa da empresa.

Como ? use TLS que protegerá sua comunicação via internet em serviços como SMTP, utilize  HTTPS, e não esqueça do PPP que é muito utilizado em redes físicas como as de telefones celulares ou conexões de acesso a internet.

👌Conclusão:

Este artigo não tem a finalidade de indicar esta ou aquela ferramenta, e sim dar uma idéia de 5 ferramentas de segurança que podem ser usadas diariamente por um administrador de sistemas ou técnico de suporte.

Você utiliza alguma ferramenta de segurança da informação específica ? Quer contra pra gente qual é e porquê utiliza esta ferramenta ?

Ajude o blog com um PIX de R$1,00 ou R$2,00 para contato@gestortecnico.net

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !