Textual description of firstImageUrl

Ajustar e configurar sinal wifi - avançado


7 maneiras de ajustar o sinal wireless de seu roteador wifi para trabalhar estrategicamente sem falhas - idéias para usuários avançados.


Há um tempo atrás escrevemos aqui no blog um artigo chamado de: "Onze dicas para melhorar a potência e a largura de banda do seu roteador Wi-fi para atingir a máxima velocidade possível".

ajustar-e-configurar-sinal-wifi-avancado

Apesar do artigo anterior a este ser bem objetivo e técnico, algumas coisas ou definições avançadas ficaram de fora dele. Então acho que este artigo ajuda a complementar o artigo anterior sobre como "Configurar rede wifi em 20 Mhz ou 40 Mhz".

Entendam que somente roteadores mais avançados e algumas placas de rede possuem as opções abaixo.

Reforço que somente alguns roteadores possuem algumas destas configurações, mas nem todos eles e nem todas as placas de rede wifi possuem todas as opções, mas será bom saber que  estas opções existem.

Para você configurar um wifi avançado ou configurar o wi-fi para melhorar o sinal você deverá ser paciente, ajustando, monitorando e testando novamente, não há outra forma de fazer estes ajustes de limite de fragmentação wireless que fazem com que o sinal wireless fique intermitente algumas vezes sem ser como dito aqui e no artigo sobre como configurar, obter e melhorar o sinal Wifi de sua rede.

Como melhorar o sinal wifi ? Como aumentar o sinal do roteador ?

De antemão já aviso que terá de ser paciente, são muitos ajustes finos e nem sempre resultam imediatamente. Você vai mexer com ajustes wifi de sincronização, de transmissão de pacotes, semáforos, e outras configurações de ajustes avançados do sinal Wi-fi.







1. Ajuste o Beacon Interval:

O Beacon Interval (Farol) é um quadro (frame) de sincronização enviado em períodos constantes pelo roteador wifi.

beacon-interval

A sua principal função é a de avisar todos os clientes de que a rede está ativa, e também sincronizar a transmissão dos dados trafegados no wireless.

Pelo que tenho visto nos vários roteadores que já configurei, o Beacon é transmitido por padrão de fábrica a cada 100 milisegundos, mas é claro que você pode (e deve) especificar seu próprio valor que poderá variar entre 10 e 1000 milisegundos.

Então, vamos lá: como configurar o sinal wifi para repetir o sinal bem forte ? Vamos com calma, ok ?

Por experiência própria, digo que o principal efeito do Beacon Interval sobre o desempenho de uma rede wireless, é que: se você ativar ou usar o sistema de gerenciamento de energia em placas de rede wifi nos computadores ou nos dispositivos clientes como tablets e smartphones, o Beacon fará com que a placa de rede efetue o wakeup (acordar) de um computador ou dispositivo para verificar se o mesmo possui dados a transmitir.

É claro que se o Beacon Interval Wifi for mais frequente, os dados a serem transmitidos ficarão menos tempo em buffer no roteador, mas em contrapartida a placa de rede ou dispositivo consumirá mais energia já que precisará estar acordado o tempo inteiro ou ser acordado (wakeup) com maior freqüência. A bateria do dispositivo vai acabar mais rápido com certeza.

Você tem que ver por outro lado também: se o Beacon Interval for definido muito curto ele causará impacto direto na transmissão de dados, pois um intervalo muito curto também poderá reduzir drasticamente a taxa de transmissão da rede sem fios.
Na maioria das vezes o intervalo de 100 ms que é definido como padrão de fábrica do roteador é suficiente. O problema é quando você começa a assistir pelo wifi netflix, jogos, ou qualquer atividade onde buffer e latência sejam fatores essenciais, então eu recomendo você a reduzir o valor padrão para pelo menos 30-40ms que poderá oferecer melhores resultados assistindo a filmes e jogando no computador ou dispositivo.

Um intervalo de Beacon muito curto também poderá beneficiar e melhorar a estabilidade do sinal wifi em ambientes que possuem muito ruído, ou são links de grandes distâncias como os links wireless outdoor que precisam estar ativos o tempo inteiro.

2. Ajuste o DTIM Interval:

O DTIM de Delivery Traffic Indication Message tem efeito sobre a transmissão dos pacotes de rede transmitidos simultaneamente a várias estações conectadas ao ponto wi-fi. O DTIM indica o número de frames ou quadros do Beacons que um roteador ou ponto de acesso aguarda antes da transmissão de pacotes agendados.







Como ajustar o DTIM Intervalo ou Intervalo DTIM ?

Acho que dando uma olhada na figura abaixo você começa a ter noção do ajuste que fica entre 1 e 255. Continue lendo que vai entender !

dtim-interval

A configuração deste intervalo é entre 1 e 255, vem sempre configurado entre 1 e 10.

Entenda que quanto maior for o valor do DTIM, menor é a prioridade dos pacotes de rede. Só para você ter uma idéia, se o Beacon for transmitido a cada 100ms, um valor de 10ms no DTIM faria com que os pacotes de rede fossem transmitidos apenas uma vez a cada segundo, ia ser uma lentidão imensa.

O uso de pacotes de rede (network packets) permitem que vários clientes recebam o mesmo streaming de vídeo através de uma rede wireless. Eu aconselho a deixar o valor padrão como 1ms para que os pacotes sejam transmitidos mais rapidamente.

3. Ajuste o Preamble Type:

O Preamble Type é o tempo de espera e sincronização que precede a transmissão de cada quadro. Este ajuste é importante para a confiabilidade da transmissão evitando muitos tipos de problemas, porém em compensação, o preamble type reduz levemente a taxa de transmissão já que durante o preamble type não são transmitidos dados. Aqui você pode definir esta duração de sincronismo.

Olhe bem a imagem acima, note que o ajuste de Preamble Type está logo abaixo do DTIM.

Se você usar definir para preâmbulo longo, o tempo da espera será de 192 microssegundos, enquanto ao utilizar um preâmbulo curto o tempo é reduzido para apenas 96 microssegundos, resultando em um ganho considerável de desempenho  na casa de 2% .

Um preâmbulo longo reduz a quantidade de erros em ambientes com muita interferência, ou com sinal wi-fi fraco resultando em uma conexão wireless mais estável, porém mais lenta. Em outra mão, um preâmbulo curto poderá resultar em um melhor desempenho quando o sinal wifi for mais forte.

ajustar-e-configurar-sinal-wifi-avancado-2

As diferenças são pequenas mas se somar tudo ao final você tem um melhora significativa.

Uma coisa que me lembrei e que quero deixar bem claro aqui, é que: algumas placas de rede wi-fi 802.11b mais antigas podem ter dificuldades em receber as transmissões usando um preâmbulo curto. Eu falei alguma coisa sobre isso no artigo : como configurar, obter e melhorar o sinal Wifi de sua rede ou como aumentar o sinal wifi de forma eficiente.

Você já leu ? Quando a conexão 5 GHz Wi-Fi nem sempre é melhor que a conexão 2,4 GHz !

Muitos pontos de acesso oferecem uma opção mista de uso, algo como modo misto B/G/N onde o roteador mescla estes modos com o preâmbulo curto e longo, dando preferência a um ou outro tipo de acordo com o volume de erros e outras informações coletadas durante cada transferência. Eu não recomendo muito isso em um ambiente mais empresarial, só em último caso.

4. Ajuste o Fragmentation Threshold:

Esta opção determina o tamanho máximo de quadros que serão transmitidos pelos roteadores. Significa que pacotes maiores do que o valor definido serão fragmentados/quebrados em partes menores e enviados separadamente.

Fragmentation-Threshold-values

O valor padrão definido de fábrica é de 2346 bytes, o que na prática desativa a fragmentação de pacotes reduzindo o tráfego e garantindo a melhor taxa de transmissão possível, é possível reduzir o valor para até 256 bytes, mas eu não recomendo por causa do overload (sobrecarga) na transmissão de dados.


Difícil resolver o problema que é gerado quando quadros maiores de dados resultam também em mais erros de transmissão de dados quando há interferência no sinal wireless, ou quando o sinal está fraco, pois a rede precisa retransmitir pacotes a todo o tempo, e esse também é o maior problemas das redes wireless até hoje.







Eu costumo reduzir o valor do Threshold para 1024 bytes ou até menos por volta de 512 bytes tornando a transmissão mais estável já que reduz o volume de dados corrompidos, isso ainda torna as retransmissões mais rápidas.

Estes ajustes precisam ser feitos nos computadores e também no roteador wifi.

Eu uso direto Netflix por Wifi, mas tem gente que reclama dizendo que não funciona ou que a imagem fica horrível.

Talvez lendo este artigo ajude a você ter um melhor streaming, assim como me ajudou !

5. Ajuste o RTS Threshold:

Sabe quando se utilizava hubs ao invés de switches de rede ? Pois é, as redes wireless são muito  propensas ao chamado de "colisões de rede".

Estas colisões fazem com que os dados transmitidos ao mesmo tempo por diferentes fontes sejam perdidos e as estações precisam esperar certo tempo antes que possam retransmitir seus dados.

Dê uma olhada na imagem acima (ítem 4) onde você pode configurar o RTS Threshold.

Quanto mais dispositivos conectados ao seu Roteador Wifi, maior será seu problema com o RTS Treshold.


O que seria o RTS Threshold ?

Para mitigar este problema de colisão de rede, o padrão 802.11 implementou um segundo sistema de controle chamado de RTS/CTS que consiste em um processo onde uma estação envia dados RTS (Request to Send), e aguarda o recebimento dos dados CTS (Clear to Send) antes de começar a transmitir novos dados.


O uso do RTS/CTS mitigou bastante o problema das colisões de rede, mas é claro que prejudica a taxa de transferência da rede já que torna-se necessário retransmitir dados mais frequentemente.

Aproveite e leia: Quando e porquê você deveria usar o Wifi em 2.4 GHz ou 5.0 GHz em seu roteador wireless ?







Importante I:

Quando você possui muitas estações clientes em ambientes grandes onde os clientes ficam com uma boa distância entre si, o uso de um RTS Threshold baixo pode ajudar a aumentar a taxa de transferência da rede além de tornar a transmissão de dados mais estável.

Em contrapartida, em uma rede doméstica ou com poucas conexões reduzir o valor do RTS Threshold vai servir apenas para reduzir o desempenho da rede.

Importante II:

Você deve ativar o RTS/CTS nas estações e não no roteador, senão você terá problemas graves de desempenho. Recomendo deixar os ajustes do RTS/CTS em seu roteador nos ajustes de fábrica, caso seja possível alterar. Caso contrário, o RTS/CTS nem estará presente em seu roteador.

Agora se você tem uma rede grande, ajustar o RTS Threshold em todas as estações é inviável, mas ajustando em algumas delas vai reduzir bastante seus problemas de latência. Pense nisso !

6. Ajuste o WMM Support:

WMM - Wireless Multimedia ou Wi-Fi Multimedia é um sistema QoS - Quality of Service em redes wireless que prioriza alguns tipos de tráfego, sobretudo áudio, vídeo e VoIP, fazendo com que estes serviços tenham prioridade sobre outros tipos de tráfego de dados.

WMM-wifi-multimedia

Imagine que você esteja fazendo download de um arquivo grande, e alguém conversa via Skype, um pouco de latência na conexão não afetaria o download de seu arquivo, no entanto seu download pode atrapalhar bastante o chat ou quem assiste a um filme.

Os computadores e roteadores devem oferecer suporte ao WMM para que seja usado, hoje em dia eu acredito que todos ofereçam suporte.

Geralmente esta opção vem ativada por padrão em ambos, computadores e roteador, se não estiver: ative-a !

7. Ajuste o Intervalo de proteção curto 400ns ou 800ns:

Bem, alguns roteadores possuem um modo chamado de Intervalo de Proteção Curto 400ns e 800ns. O intervalo de proteção é uma pausa na transmissão de dados destinada a evitar a perda de dados com interferências ou atrasos de vários tipos.


O intervalo de proteção pode melhorar ligeiramente a velocidade de processamento do roteador wireless. Ambos os intervalos de proteção 400ns e 800ns funcionam melhor em condições boas de rede onde supostamente os usuários teriam sinais mais fortes e com pouca interferência.

Em redes que possuem condições não tão boas como as redes wireless outdoor ou com interferências e/ou sinais fracos, essas opções podem adicionar alguns erros de transmissão que dispensariam qualquer ganho na taxa de transferência. Cuidado redobrado com a configuração aqui.

Conclusão:

Com este guia, eu acredito que muitas opções foram desmistificadas ajudando a nós mantermos uma rede wi-fi mais estável e rápida. Lógico que é muito cansativo ajustar tudo, e na verdade eu mesmo ainda não consegui deixar uma rede wireless 100% como uma rede sem fios ou rede cabeada, mas dá pra melhorar bastante.

Ajude o blog com um PIX de R$1,00 ou R$2,00 para contato@gestortecnico.net

O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais.

14 comentários :

  1. Luiz, adorei seu site parabéns pelo conteúdo, me ajudou muito com as informações que tinha duvida, com os esclarecimentos pude melhorar a configuração do meu wifi.
    Estou tendo problemas com o Traffic Shaping da Net/Claro se puder ajudar com alguma solução para evitar agradeço muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia "Unknown", Se está tendo problemas com traffic shapping na NET/Claro, você pode colocar seu modem em Bridge e seu roteador com os DNS´s públicos da Cloudflare além de habilitar o DoH em seu "browser" (se este for o seu caso). Aqui no blog tem um artigo sobre o DoH. Abs !

      Excluir
  2. não consigo mudar a "Fragmentação inicial"

    ResponderExcluir
  3. Luiz, qual servidor de DNS tu recomenda usar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu utilizei durante muitos anos o DNS do Google, porém faz uns 6 meses ou mais que estou usando o DNS da Cloudflare: 1.1.1.1 e 1.0.0.1 . São ligeiramente mais rápidos.

      Excluir
  4. Parabéns pela matéria, bem esclarecedora para melhorar e bem a utilização do wifi, aqui em casa melhorou bastante, obrigado!!

    ResponderExcluir
  5. Unknown não, aqui é Thiago da Baixada Santista / SP

    ResponderExcluir
  6. Excelente matéria, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  7. Excelente matéria Luiz, estou com um adaptador USB Wifi da D-Link mas tem horas que perco muito o sinal ou a conexão cai, já vi alguns comentários para aumentar o Beacon Interval, acha que isso pode resolver?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, obrigado ! Não consigo te dar certeza com o ajuste do BEACON Interval, mas não custa nada aumentar para testar. Abs.

      Excluir
  8. Usando a VPN no meu WIFI do repetidor, não para em pé... tem alguma dica?

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pelas dicas. Tenho um notebook com placa de rede antiga, ativei preâmbulo longo, Desativei as opções de economia de energia do roteador, e diminui o beacon interval de 100 para 50 e ficou bom.

    ResponderExcluir
  10. Olá, queria saber se existem essas configurações pra quem usa rede cabeada. Ou se fazendo os ajustes ele já aplica pra a rede cabeada também. Pq tudo aí é só para wifi... Essas intervalos de milissegundos, entende? Tipo, o de beacon. Queria saber se é possível configurar pra rede via cabo ou no pc. Pq to jogando e sentindo uns atrasos loucos. Não sei se tem a ver...

    ResponderExcluir
  11. Anônimo9/1/24 11:45

    Bom dia. estou com um problema estranho, quando estou com uma ligação via whatsapp, a ligação fica caindo toda hora, e qualquer coisa que necessita do sinal do wifi, fica parando depois de 4 a 5 min, isso acontece em todos os aparelhos ligado a rede wifi, mesmo na TV, uso o roteador Dlink DIR-842

    ResponderExcluir

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !