Textual description of firstImageUrl

Como blindar seu smartphone android


As 11 melhores dicas e maneiras de blindar seu smartphone ou tablet Android contra ataques cibernéticos.


Quem usa IOS chega a ser fanático, mas quem usa Android também é ! Eu já usei muito o IOS, mas já fazem alguns anos que optei pelo Android.

como-blindar-seu-smartphone-android

Smartphones são muito suscetíveis a ataques cibernéticos pois são aparelhos que estão sempre conectados, dia e noite, onde quer que você esteja.

Infelizmente estamos sob ataque constante, o Ransomware é uma praga que nos ameaça diariamente, e as versões antigas dos Androids são demasiadamente mais vulneráveis ​​do que as versões mais novas.

Desta forma, fica claro que celulares antigos são mais fáceis de infectar ou sofrer uma invasão por hacking do que os celulares atuais.

Não há truques ou mágica, você precisa ativar algumas coisas, tanto em seu cérebro quanto no dispositivo. Algumas delas são bastante simples, outras nem tanto.

O que você pode fazer para pelo menos proteger o celular contra hacker ou até blindar seu smartphone Android completamente ?


11 dicas fáceis de implantar para proteger seu smartphone !

💰PARE DE GASTAR DINHEIRO A TOA !

- 01. Que tal você parar de gastar dinheiro com aparelhos clones ou xingling ? Eu acho que está mais do que na hora de comprar aparelhos que são certificados e homologados pelos fabricantes.

clone-x-xingling

Estes fabricantes tem compromisso com o cliente de  liberar atualizações de segurança para o sistema android assim que for possível.


🚏BLOQUEIE SEU APARELHO !

2. Eu acho que você deveria bloquear seu aparelho ou smartphone. Você sabe disso e eu também não é ? Eu também sei que muitos usuários ainda não fazem nada disso.

Eu acho que a segurança no android depende mais de sua conscientização do que de outros fatores.








Qual a melhor maneira de proteger seu celular android contra roubo ? Por que você não ativa o PIN de segurança, ainda é uma ótima maneira de bloquear o acesso ao seu Chip e seu aparelho. Só não use senhas como: 0000, 1234, 9999, senão não dá...


USE AUTENTICAÇÃO DE 2 FATORES !

03. Enquanto você usa e protege seu smartphone, nós podemos bloquear os serviços do Google também, e a melhor maneira de fazer isso é utilizando a autenticação de dois fatores do Google.

Para ativar você vai ter de fazer login na sua conta do Google pelo Gmail indo até a página de configurações de verificação em duas etapas.

Quando estiver com a página aberta, escolha “Usar verificação de duas etapas” no menu.

google-prompt-2-fatores

Logo a seguir serão mostradas algumas instruções sobre como habilitar a verificação; será necessário confirmar seu número de telefone.

Você já leu o artigo que fala que seu smartphone sabe tudo sobre sua vida !

Serão fornecidos códigos de verificação por voz ou SMS no seu telefone, você escolhe. Eu prefiro sempre o SMS, mas isso vai de cada um.

Assim que receber o código de ativação por voz ou SMS, insira-o na caixa de entrada que é mostrada na tela do seu navegador.

Será perguntado se deseja lembrar o computador que está usando. Responda sim se for seu próprio computador.

Eu já testei o Google Prompt, e, a partir daí eu pude autorizar apps do Google simplesmente digitando “sim” quando era solicitado no meu telefone, mas não gostei muito disto. Em todo o caso você pode tentar também, depois me conta o que achou !







💣NÃO INSTALE APPS DESCONHECIDOS !

04. Eu acho que a maior furada que você pode entrar é instalar apps de fontes não seguras. Na maioria dos casos, ou seja 99% deles, a maioria de malwares do Android vem de fontes de aplicativos desconhecidos e não confiáveis.

Parece óbvio pra mim, mas não para todos os usuários que os aplicativos falsos tornem-se no Google Play Store e enganem você e seu dispositivo de forma fácil.

Não adianta usar um app para proteger celular contra roubo, pois foi você quem liberou a infecção através do falso app. Então, eu lhe aconselho a usar apenas aplicativos oficiais da Google Play Store.

O Google também continuou trabalhando para tornar sua loja, a Play Store mais segura.

Você pode ativar o Google Play Protect que irá verificar automaticamente seu dispositivo Android procurando malware quando você instala alguns programas.

Google-Play-Protect

Para ativá-lo vá em Configurações, depois em Privacidade/Segurança, procure por Verificar Aplicativos que possam causar danos. Talvez isto varie de uma marca de celular para outra, estando escrito de forma diferente mas com o mesmo objetivo.

👀Dica bônus:

Use a criptografia do dispositivo e do cartão de memória do smartphone, sabe porquê ?

Bem, deixe-me contar-lhe uma pequena história...

Meu amigo comprou um destes cartões de memória baratinhos que vendem em barracas de camelô, e depois que instalou em seu smartphone, além de conter inúmeros malware tentando instalar vários apps mirabolantes, o cartões de memória estava cheio de fotos de gente que ele nunca viu.

Fica fácil saber a origem do cartão de memória não é ?

Para criptografar seu dispositivo, vá em Configurações, depois em Segurança, e por último: Criptografar dispositivo.







👍TESTE O NAVEGADOR ÓPERA MINI !

05. Use o navegador Ópera Mini que possui uma VPN (Virtual Private Network) habilitada por padrão, ele é bem rápido e leve.

free-opera-vpn

Quando eu estou viajando, em algum café, ou em algum escritório de CoWorking e uso algum Wi-Fi gratuito, eu mesmo posso me colocar em uma situação de vulnerabilidade.

Para mitigar este problema e tornar-me mais seguro, eu uso uma Rede Virtual Privada (VPN) .


💥NÃO USE A MESMA SENHA PRA TUDO !

06. De que adianta usar um aplicativo de segurança para celular android quando se trata de senhas se você usa a mesma senha para tudo, ou anota suas senhas em pedaços de papel ?

Sinceramente eu acho que você não está fazendo a coisa certa ! Pense nisso ok ?

Você pode usar um app de segurança contra roubo para proteger seu celular de espiões, mas com as opções embutidas no Android e com estas dicas do Gestor Técnico, acho que você vai ficar bem !


😈USE UM ANTIVÍRUS !

07. Por que você não usa um software anti-vírus ? Você já leu nosso artigo sobre Os 5 antivírus top para smartphone ? ou Os 5 melhores antimalware de 2019 ? Se não leu, então leia agora, pois estes 2 artigos são realmente muito bons !


💀DESLIGUE O QUE NÃO USA !

08. Olha só, eu acho que você deveria pelo menos tentar se lembrar de desligar algumas conexões quando não está usando elas.

Pergunto a você: Se você não está usando o Wi-Fi ou o Bluetooth para que deixar ligado consumindo bateria ou sendo alvo de Hackers ?

👀Dica bônus:

Se você não usa um aplicativo, ele apenas está ocupando espaço na memória de seu dispositivo. Então que tal cortar este mal pela raíz e desinstalá-lo logo ? Quanto menos programas você tiver em seu smartphone menor será a chance de um ataque cibernético a ele.







👮NÃO FAÇA ROOT !

09. Evite fazer Root ou Rootear seu aparelho como dizem por aí. É claro que se você realmente sabe o que está fazendo e está completamente ciente de todas as implicações que esses procedimentos podem causar ao dispositivo, então vai com tudo.

Mas se você só está tentando fazer isso porque você ouviu alguém dizer que é maneiro ou coisa e tal, eu acho melhor evitar.

Eu até entendo que é bacana poder instalar alguns aplicativos interessantes e personalizar configurações que só são possíveis através de Root do aparelho, mas lamento informar que isso também significa que você pode estar instalando softwares que possam conter malware.


💅HEI, FAÇA BACKUP !

10. Que tal você começar a pensar e colocar em prática o hábito de fazer backup dos seus dados ?

Muita gente que conheço, quando digo muita gente, é muita gente mesmo, ainda não executa um plano simples de backup dos seus dados. E se houver furto ou roubo do celular ?

👌Recomendo que você leia os artigos abaixo sobre Backup e Restauração de dados.

🔄NÃO JOGUE A CAIXA FORA !

11. Quando comprar um aparelho celular novo, não jogue a caixa fora, se for jogar a caixa fora, guarde o IMEI do aparelho.

trocando-imei-android

Quando seu celular é furtado ou roubado, você pode solicitar a sua operadora o bloqueio do IMEI sabia disso ?

Pois é, existe um banco de dados com informações de aparelhos roubados que é compartilhada por todas as operadoras de celular. Então, no caso de um criminoso tentar utilizar seu aparelho, ele será bloqueado imediatamente.

Tudo bem que existe no mercado negro desbloqueadores de IMEI que na verdade não desbloqueiam, apenas criam um novo IMEI que é inserido na ROM do aparelho. Mesmo assim vamos dificultar os bandidos bloqueando o IMEI.

👊Conclusão:

Com as dicas daqui do Gestor Técnico, seu telefone estará mais seguro. É lógico que não estará completamente blindado, mas estará perfeitamente seguro dos ataques mais comuns.

Ajude o blog com um PIX de R$1,00 ou R$2,00 para contato@gestortecnico.net

O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais.

Um comentário :

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !