Textual description of firstImageUrl

Como reparar perfil de usuário Windows


Guia avançado - Seu Perfil de Usuário cresceu de tal forma que está usando 100% do disco, deixando o Windows lento ao iniciar?


Entenda que seu perfil de usuário é composto por configurações pessoais como: aplicativos do próprio sistema, programas de terceiros e outros itens mais.

como-reparar-perfil-de-usuario-windows

Se você possui muitos programinhas e atalhos, é normal que seu perfil de usuário comece a inchar de tal forma que chegará um dia que ficará impossível trabalhar devido a lentidão, ou você vai ligar o computador e vai fazer outras coisas até ele iniciar por completo, como vejo muitos usuários fazendo.

Pela minha experiência, mesmo se você utilizar ferramentas como Disk Cleanup ou CCleaner, arquivos e pastas mantidos no desktop não estarão incluídos durante um agendamento de limpeza.

Como reparar o perfil de usuário do Windows 7, Windows 8, 8.1 e Windows 10 ?

Limpar seu desktop poderá melhorar o desempenho do sistema se as ferramentas de limpeza de disco forem insuficientes para fazer melhorias em seu pc, mas não é tudo. Continue lendo !

Meu computador está lento ao inicializar !

Mas é claro que sim, se você armazena várias pastas ou arquivos em sua área de trabalho, seria conveniente que você mantivesse o tamanho destas pastas sob controle absoluto.

Se você mantém seu sistema operacional instalado na mesma partição em que salva seus arquivos e dados pessoais, vai ficar muito lento com o tempo devido ao tamanho do perfil.

Em outras palavras, o melhor é ter partições separadas, uma para o sistema operacional e outra para dados, onde estarão, seus filmes, fotos, documentos. Isto ajuda a controlar o tamanho do perfil de usuário.

hospedagem-gratis-por-1-ano

Como verificar o tamanho do perfil de usuário ?

Tecle simultaneamente as teclas Windows + R  e depois digite sysdm.cpl - tecle Enter.

caixa-executar-win10

Na janela Propriedades do sistema, clique na guia Avançado e depois clique no botão Configurações na seção Perfis de Usuário.

propriedades-do-sistema-windows10

A janela Perfis de Usuário abaixo exibirá uma lista de contas de usuário em seu computador.





Verifique o tamanho de seu perfil de usuário ou o perfil de usuário da conta usada no momento, aquela que tem gerado lentidão no seu computador.

perfil-de-usuario-windows10

Bem, se você verificar um perfil muito grande em Gigabytes ou próximo a isso, talvez seja a hora de você começar a se preocupar, pois vai começar a ter problemas com lentidões e travamentos, melhor limpar o perfil de usuário agora.

Como limpar o perfil de usuário se o computador está lento ?

Verifique se sua área de trabalho possui muitos ícones, pastas ou arquivos, se tiver, faça uma faxina, organize, reinicialize e teste a performance do seu computador, verifique se o disco ainda está em uso 100% do tempo, como se estivesse trabalhando o tempo todo.


saiba-mais-sobre-nossos-servicos

Se estiver continue fazendo a faxina, pelo menos até diminuir o tamanho do perfil.

5 diretivas simples para manter o perfil de usuário sob controle absoluto.

Eu aconselho também a você manter seu perfil de usuário sob controle absoluto e tão pequeno quanto possível, seguindo estas 5 diretivas simples:
  1. Crie pastas dentro de Meus Documentos ou em outra unidade ou partição, de preferência em outra partição que não seja a do S.O.
  2. Salve todos os arquivos grandes também em outra partição, ao invés da área de trabalho.
  3. Tenha em mente de nunca salvar coisas diretamente na área de trabalho, ao invés disso, crie atalhos na área de trabalho para esses itens ou coisas que você possui.
  4. Se você for como eu e não gosta de usar muitos atalhos, ou já tem muitos deles, utilize um programa dock ou crie uma barra de ferramentas nova só para estes itens e adicione os atalhos nela. Isso manterá seu perfil pequeno e controlado.
  5. Nunca permita que programas salvem dados no seu perfil de usuário. Quando for instalar programas configure-os para salvar dados em outras partições ou pastas, nunca apontando para o perfil de usuário onde o SO está instalado.
Se você esgotou todos os métodos acima e não funcionou, então ainda resta uma solução, só que bem amarga !

Como reparar perfil de usuário  do Windows ?

Pois é, a solução será você se logar com uma conta de administrador (privilégios administrativos), excluir o perfil de usuário que deixa o computador lento ou usando 100% do disco, e criar um novo perfil de usuário.

Você se lembra que eu disse que a solução para este problema era amarga ? Você vai ter de excluir seu perfil de usuário do Windows 10, pois o perfil de usuário de repente pode chegar a um nível que não pode mais ser carregado pelo sistema operacional. Daí você pode imediatamente ter um perfil de usuário corrompido.

Então, após a exclusão do perfil (não adianta copiar o perfil de usuário para outro local ou usuário), você vai perder todos os seus ícones e atalhos da área de trabalho, e suas configurações pessoais também serão perdidas. Seus programas estarão lá, mas suas configurações pessoais não.

Você pode tentar também este artigo com Erros comuns que acontecem na atualização do Windows.

Conclusão:

Esta é uma das causas de lentidão no Windows e até algumas vezes no Linux também. Aconselho sempre a você gerenciar bem seu perfil de usuário para que ele não ultrapasse cerca de 600 Megabytes, se isso acontecer, podes crer que seu perfil de usuário está ficando inflado. Gostou do artigo ? Então comente, curta e compartilhe ! 

Ajude o blog com um PIX de R$1,00 ou R$2,00 para contato@gestortecnico.net

O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais.

4 comentários :

  1. Técnico e esclarecedor. Parabéns pro site.

    ResponderExcluir
  2. Essa é a principal razão que deixa o windows lento, mas ninguém fala sobre isso nos outros sites. Cês mandaram muito bem! Acabei de criar uma nova conta de usuário, por que a minha antiga já estava com "apenas" 32 Giga. Agora, é vida nova!

    ResponderExcluir
  3. Eu descobri esse site tarde demais, meu perfil corrompeu com 100 GIGAS!!

    ResponderExcluir

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !