Textual description of firstImageUrl

Promoção digital de forma correta


Seu dinheiro pode escoar pela internet e sua marca também pode ir pelo ralo.


Um determinado cliente achava que estava pagando demasiado sem obter resultados satisfatórios tanto em vendas quanto em visibilidade, e realmente isto é uma falha bem grave.

promocao-digital-de-forma-correta

O dono ou presidente da empresa entendia muito bem que possuir presença na internet é muito importante, mas achava que as coisas não estavam indo como ele achava que deveria ser e os resultados eram muito inexpressivos.

Os anúncios pagos em mídia digital poderão custar um bocado, e mesmo assim você não terá resultados garantidos, isso é um fato.

Porém também acredito, e tenho feito isso algumas vezes com sucesso, podemos diminuir o investimento nas mídias digitais e ainda assim aumentar vendas virtualmente ou fisicamente com uma promoção digital de forma correta.

O marketing digital que não dava certo na empresa...

  1. Os valores investidos em marketing digital nos anúncios pagos realmente eram altos, passando da casa dos 4 mil reais por mês, bem mais altos do que eu cobrava por sinal, e mesmo assim não traziam resultados expressivos.
  2. A empresa continuava com pouca visibilidade da marca no mercado através das buscas no Bing, Google e Redes Sociais.
  3. A porcentagem de acessos a loja virtual e ao web site eram muito baixos beirando cerca de 30 visitas ao dia, ou seja: quase nada comparado aos seus concorrentes.
  4. A insatisfação com resultados já estava em níveis estratosféricos e o diálogo estava comprometido entre os colaboradores da empresa.
  5. A fan page no Facebook possuía uma quantidade de fans muito baixa pelo tempo de existência da mesma, e mantinha-se estacionada.
  6. O engajamento era muito, muito baixo. Sabe-se que os níveis de curtidas diminuíram dentro do Facebook, mas o número de visualizações subiram e tem de ser observado.
A primeira coisa que eu foquei quando avaliei a situação foi verificar o web site e loja virtual do cliente, na hora pude constatar algumas coisas que eu acho que nunca podem acontecer ou que pelo menos não ocorra como ocorreu.


Eu encontrei links quebrados, ou seja links que não apontavam para lugar nenhum ou para produtos que não mais existiam.

O sistema interno da empresa estava cheio de problemas (bugs) que os programadores não estavam conseguindo resolver de imediato.

Um web site complexo demais e nada funcional, repleto de palavras chaves que nada tinham haver com o conteúdo da empresa, enfim uma zona total.

E o pior de tudo: estes departamentos não se falavam ou a comunicação entre eles era precária. Isto tudo dificultava todo o resto, ou seja: os processos simplesmente não fluíam.

O que fazer para melhorar esta situação imediatamente ?

Problema:
Sistema defasado ou inoperante.

Solução:
Arranjar alguém que pudesse consertar o sistema da empresa ou ajudar no upgrade, eu não sou programador de computadores, mas tenho vários amigos que são, logo; solicitei o serviço de amigos programadores e os problemas foram solucionados, na verdade com pouco esforço.

Problema:
Web site com conteúdo defasado ou irrelevante.

Solução:
Reformular o web site incluindo o design, com conteúdo atual e relevante ao que a empresa fornecia, trabalho este que necessita de atualização constante.

Problema:
Site não encontrado nos mecanismos de buscas e produtos ídem.

Solução:
Várias mudanças em palavras-chave e SEO para ajudar os mecanismos de buscas a encontrarem a marca e conteúdo na internet. Foi efetuado um trabalho de mudança de títulos e palavras chaves relacionadas ao produto e ao negócio, tanto no web site quanto na loja virtual.

Problema:
Não existia nenhum informativo ou relacionamento com clientes antigos e novos.

Solução:
Construir uma lista de emails de clientes, pois a empresa tinha uma lista mas não era usada para
e-mail marketing ou gerar mais vendas.

Foi gerada uma lista e posteriormente segmentada tanto quanto possível para gerar e-mails personalizados para os clientes da empresa.

Problema:
Não havia comunicação entre os sistemas da empresa e também entre os colaboradores.

Solução: 
Fomentar a comunicação interna das áreas da empresa para tudo funcionar como um todo, pois os sistemas eram independentes e não tinham relação entre eles, cada um trabalhava como achava melhor.

Era comum vermos uma descrição de um produto no web site e na loja virtual encontrar outra totalmente diferente, assim como no sistema interno de gerenciamento.

Problema:
Fan page do Facebook com poucas visualizações ou engajamento, assim como  poucos fans.

Solução:
Foram gerados anúncios pagos (Facebook ads) segmentados ao público desejado.

O que foi aprendido aqui ?

Fazer uma promoção digital de forma correta, significa observar o que está sendo feito e como está sendo feito.

Cadastre-se para receber nossos artigos !

Por causa de erros que considero banais, mas que se tornam grandes caso não sejam acompanhados, sua marca pode sair bem manchada na internet.

Como um "Gestor Técnico" com conhecimentos avançados em Tecnologia da Informação, pude observar tudo como um todo e mudar o que precisava ser mudado.

Entender que várias pessoas dentro da empresa podem possuir uma excelente vontade de fazer acontecer, mas; é preciso também visão de fora com conhecimento técnico avançado para aplicar técnicas que funcionem para o crescimento do seu negócio no mercado digital, nesta hora um gestor online pode ser sua solução.

Saber que não existe mágica para gerar resultados, e sim que existem algumas estratégias no marketing digital, que quando trabalhadas juntas, geram grandes resultados.

Simplificar o ambiente, simplifica a comunicação, e isso é uma necessidade de todas as empresas em que já estive trabalhando ou trabalho.

Não prometer ao cliente o que não se pode cumprir, ou prometer algo que está além do alcance real, ser realista é a melhor escolha, pelo menos pra mim.

Se você gostou do artigo, então comente, curta e compartilhe por favor !

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !