Textual description of firstImageUrl

Como ajustar performance do SSD


Guia definitivo - 8 modos de ajustar a performance de um drive SSD para atingir a máxima velocidade possível - nível avançado.


Este guia fornece dicas testadas sobre como tirar o melhor proveito do SSD e turbinar seu PC ou notebook.
como-ajustar-performance-do-ssd
Este guia completo de configurações fornecerá a você o máximo de informações sobre como configurar e otimizar o SSD para melhorar seu desempenho.

O que você precisa saber sobre otimizar seu drive SSD ou como otimizar seu disco SSD !
- Você não precisará instalar nenhum programa para otimizar o drive ssd .
- Com as ferramentas embutidas do sistema operacional você vai otimizar totalmente o Windows para SSD.
- Você verá que otimizar o desempenho do SSD com as dicas abaixo aumenta a performance geral do sistema operacional em mais de 30%, sendo modesto.
- Realmente você vai aprender como otimizar um ssd de modo bem fácil.

Como otimizar a velocidade do drive SSD ?

1 - Você deve desfragmentar o drive SSD se achar que o SSD está lento !
Veja bem; os arquivos em um drive SSD não se fragmentam, mas sim o espaço livre fica fragmentado. Mas não se preocupe, pois a vida útil do SSD não será abalada se você desfragmentar seu drive SSD.

Em teoria, um drive SSD nunca precisaria ser desfragmentado, ou nunca seria necessário otimizar o ssd para o windows; porém na prática a coisa é outra depois de muitas operações de leituras e escritas no mesmo.

Servidores que realizam operações contínuas de escrita e leitura o tempo todo, precisam desta desfragmentação. Vivi esta situação algumas vezes, mesmo em pcs desktops e notebooks.

Desfragmente se você achar necessário !

2 - Não desative serviços do Windows para poupar o SSD !
O SSD tem vida útil ? Tem sim ! No entanto, ele não pifará por causa do uso diário em seu desktop ou servidor conforme você usaria um HDD, se não os fabricantes não dariam garantias de 3 a 5 anos.

Então, use e abuse do mesmo igual você faria com seu antigo Disco Rígido HDD.

Talvez você consiga queimar seu drive ssd escrevendo cerca de 50 a 60 GB por dia durante uns 3 anos. Aí sim talvez você consiga queimar seu SSD.

Complementando: não desative a memória virtual (arquivo de paginação) do Windows, vários serviços usam esta memória.

memoria-virtual-windows10

Mesmo se você tiver mais de 8GB de memória RAM, não desative o arquivo de paginação ou pagefile, isso não vai poupar seu ssd.

Quando você desativa o arquivo de paginação pois acha que não precisa mais dele pois possui SSD e muita memória RAM, alguns serviços que dependem dele podem simplesmente causar falhas aleatórias do sistema operacional.

Se quiser, diminua seu tamanho apenas, ou mova-o para outra partição conforme mostra a figura acima.

Não desabilite o Serviço Telemetria do Windows, ele é responsável pela coleta de informações e ou problemas que ocorrem com o Windows, esta é a forma como a Microsoft consegue lançar correções para manter nossos sistemas saudáveis, não desative o serviço de Telemetria do Windows pois não vai melhorar em nada a performance.

Aproveite e leia os artigos abaixo que podem complementar este artigo !

- A vida útil de um drive ssd ! 

- Problemas com 100% de uso do disco SSD do Windows 10 !

3 - Monitore a temperatura do Drive SSD !
Drive SSD queima ? Drive SSD Pifa ?  Sim, ele pifa algumas vezes pois é mais suscetível ao calor do que um HDD comum, então seria bom que você não o deixasse ferver dentro do gabinete.

Se você notar que seu computador ou notebook está ficando lento no uso normal, pode ser que a temperatura do ssd esteja alta.

Se você mantiver a temperatura controlada do seu SSD entre 50º C a 60º C dentro de seu gabinete ou notebook, não se preocupe com o ssd queimar de repente, estas temperaturas são completamente aceitáveis para este tipo de drive.

Leia agora: 5 Informações valiosas que você deveria levar em conta ao comprar uma unidade SSD ao invés de um HDD tradicional.

4 - Tenha certeza do TRIM estar ativado !
O TRIM impede que o sistema apague arquivos antes de usar outros espaços disponíveis na unidade, assim o sistema operacional só passa a regravar dados quando toda a memória ou espaço do SSD for utilizado.

Você pode verificar se o TRIM está ativado com o comando:
"fsutil behavior query DisableDeleteNotify" se o comando exibir "NTFS DisableDeleteNotify = 0  na resposta, o TRIM está ativado (figura abaixo), se exibir o número 1 (um) você precisará ativar o TRIM com o comando: "fsutil behavior set DisableDeleteNotify 0"

windows10-ssd-trim-ativado

5 - A sua placa mãe suporta SATA3 ?
Verifique se sua placa-mãe suporta SATA3 e conecte o SSD nesta porta que vai até 600Mbps.

Devido a velocidade da porta SATA2 ser de no máximo 300Mbps de velocidade, se você possui uma placa mãe que suporte SATA3 eu recomendo que conecte o SSD lá o quanto antes.

Entenda que o SSD não vai ficar mais rápido ao inicializar , mas sim em relação a cópias de arquivos e abertura de arquivos, também dará pra sentir um aumento na performance geral dos sistema. Nada que seja muito notável, mas ajuda bastante.

6 - Otimizando o SSD e ganhando ultra velocidade com a controladora SATA em modo AHCI.
Abra o Gerenciador de Dispositivos e verifique se a controladora SATA está em modo AHCI SATA (alta performance) ao invés de Controladores de canal duplo padrão PCI IDE no Gerenciador de Dispositivos conforme a figura abaixo.

Daqui em diante a coisa complica um pouco mais, mas tem solução também !

Se você não localizar AHCI SATA Padrão conforme a figura exemplo abaixo, você não estará usando os recursos de alta performance (leitura e escrita) de seu SSD.

Continue lendo que tem solução.

controladora-ahci-sata
Como habilitar a Controladora AHCI Sata Padrão?
Bem, senão tiver AHCI listado no Gerenciador de Dispositivos, você vai ter de usar o MSCONFIG para inicializar o pc em modo seguro ou dar uma lida nestas 2 maneiras de você mesmo iniciar seu computador com Windows 10 em modo de segurança para resolver problemas.

1 - Abra o MSCONFIG e configure o PC para reinicializar em modo seguro conforme a figura abaixo.

windows10-msconfig-modo-seguro

2 - Após inicializar em modo seguro, acesse a BIOS e altere para o modo AHCI na parte Storage (isso varia muito de BIOS para BIOS, e de placa mãe para placa mãe). Observe o exemplo de BIOS na figura abaixo.

Aconselho desativar toda e qualquer opção SATA IDE para forçar seu sistema a habilitar AHCI. Desative o SATA IDE Combined Mode se sua placa possuir esta opção. Observe o exemplo de BIOS na figura abaixo.

Salve as alterações na BIOS e reinicie o computador.

como-ajustar-bios-ahci-ssd

3 - Voltando ao Windows, desmarque no MSCONFIG a inicialização segura (figura abaixo) e torne a reiniciar novamente, depois verifique no Gerenciador de dispositivos se a controladora AHCI Sata Padrão está listada.


Se ainda assim não aparecer a controladora AHCI SATA Padrão, desative os Controladores de canal duplo padrão PCI IDE no Gerenciador de dispositivos, não exclua, apenas desative, e tente verificar a existência de novo hardware no Gerenciador de Dispositivos novamente.

Leia as dicas Observação 1, 2 e 3 abaixo, antes de prosseguir para habilitar a AHCI no SSD !

Observação 1:
Se você reinicializar o pc logo após desativar os Controladores de canal duplo padrão PCI IDE, você receberá a famosa Tela Azul da Morte durante a inicialização do sistema, isso mesmo: Blue Screen Of Death, não se desespere !

Inicialize em modo seguro com suporte a rede, vá até o gerenciador de dispositivos e reative os Controladores de canal duplo padrão PCI IDE, mas não esqueça de verificar se a controladora AHCI Sata Padrão está listada. Se estiver, pode desativar os Controladores de canal duplo padrão PCI IDE, depois reinicie.

Observação 2:
Se você viu que o Controlador AHCI está listado no Gerenciador de Dispositivos, não atualize de forma nenhuma o Driver da controladora AHCI, devido ao mesmo fornecido automaticamente ser funcional. Atualize a menos que tenha problemas, senão deixe como está !

Observação 3:
Aqui neste link da Microsoft tem uma dica de como você pode alterar o registro manualmente para habilitar AHCI no Windows 10 caso as soluções acima não funcionem.

7 - As partiçoes SSD estão alinhadas ?
Agora que está tudo funcionando, verifique se as partições estão alinhadas no ssd.

Para verificar se as partições estão alinhadas no SSD, abra Informações do Sistema clique em  Componentes, Armazenamento, Discos, depois clique em Deslocamento inicial da partição no painel direito, vide a figura abaixo.

windows10-informacoes-do-sistema

Divida o valor do "Deslocamento inicial da partição", aquele que está em bytes por 4096, se resultar sem casas decimais sua partição está alinhada, porém se o resultado possuir casas decimais, sua partição está desalinhada.

Então, neste caso você terá de realinhar a partição usando alguma ferramenta de particionamento, ou reinstalar o Windows todo novamente, coisa que eu não recomendo, pois dá pra realinhar com ferramentas de particionamento de drives. Você decide !

8 - Mantenha espaço livre no SSD !
Sim, é preciso manter espaço livre no ssd, mas não precisa desativar a hibernação do sistema, pois ela é responsável pela inicialização rápida do Windows.

Sendo assim, procure apenas manter entre 10 a 15% de espaço livre e apagar arquivos temporários de seu ssd quando necessário.


windows10-propriedades-do-sistema

Mesmo que você não clique em hibernar na hora de desligar, a hibernação é necessária a inicialização rápida do Windows, e, na verdade ocupa temporariamente muito pouco espaço no SSD.

Eu mesmo uso a função hibernar todos os dias, tanto no meu laptop quanto no meu pc, não desative esta função.

painel-hibernar-windows10
Quando eu ligo-os novamente, é bom voltar com os programas que eu estava usando antes de desligar ou páginas que estava lendo antes de hibernar. Uso hibernar desde o Windows XP !

Se você não vê a opção de Hibernar conforme a figura acima, abra um prompt de comandos e ative a hibernação com o comando: "powercfg /hibernate on" .

Conclusão:
Este artigo dá-nos dicas de como podemos aprimorar e manter um ssd saudável, mas também nos fornece dicas elucidativas do que não fazer, e que na verdade podem até diminuir a performance de seu SSD.

Gostou do artigo ? Então comente, curta e compartilhe !

Aproveite e dê uma olhada nos 10 artigos mais lidos no site !